Coronavírus: Prefeitura capacita mais 500 profissionais

Treinamento da Covisa sobre o novo vírus já foi levado a 1.200 funcionários das redes de saúde e educação do município de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta segunda-feira (10) a capacitação presencial de profissionais de saúde sobre os procedimentos específicos para o atendimento às pessoas com sintomas similares aos do novo coronavírus. Mais de 500 profissionais participaram do evento, que é uma parte importante do plano de ações preventivas do município para evitar uma eventual disseminação do vírus. Na última semana, mais de 1.200 trabalhadores da saúde e educação participaram de treinamentos.

A capacitação é voltada para funcionários da rede hospitalar, ambulatorial e de atenção básica, além do pessoal que atua em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos Socorros entre outros serviços de urgência.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) preparou um programa de instruções sobre características e sintomas do novo vírus, situação epidemiológica, o fluxo de notificações, biossegurança, manejo clínico dos pacientes e recomendações técnicas do Ministério da Saúde. Os participantes vão atuar como agentes multiplicadores. Serão responsáveis por levar aos colegas estes conhecimentos.

Até o momento, não há casos confirmados da doença nem em São Paulo, nem no Brasil. A Prefeitura de São Paulo está monitorando a situação desde o início de janeiro, quando iniciou a capacitação de funcionários da rede municipal de saúde. A Prefeitura trabalha em conjunto e seguindo as orientações dos órgãos estaduais e o Ministério da Saúde.

De Secretaria Especial de Comunicação