Centro de Acolhida faz oficina para reaproveitar caixas de leite

Durante dois encontros, conviventes do Centro de Acolhida Especial Carlos Strabelli confeccionaram vasos com o material reciclado.

Para estimular a criatividade de seus conviventes, o Centro de Acolhida Especial (CAE) Carlos Strabelli, localizado no distrito Ermelino Matarazzo, realiza encontros com os seus atendidos. No último mês, cerca de 15 pessoas participaram de uma oficina para a confecção de vasos feitos a partir de caixas de leite.

Foto de várias crianças do Centro de Acolhida Especial confeccionando vasos com material reciclado.

A oficina ocorreu em duas etapas. A primeira envolveu toda a preparação das caixas, incluindo lavagem e montagem, e foi realizada durante o mês de janeiro. A última etapa aconteceu no dia 07/02, quando todos se reuniram para pintar e decorar os vasos. Para confecciona-los eram necessárias cinco caixinhas de leite, que eram envoltas em fita crepe e massa corrida.

A gerente do serviço, Mirna Oliveira, conta que as oficinas de artesanato para opções de geração de renda ocorrem quase todos os meses, dependendo da disponibilidade de voluntários e materiais. “Além de despertar a criatividade e mostrar que podemos ser empreendedores, essas oficinas também geram momentos de socialização e ajudam na construção de vínculos entre as famílias”, conta.

Para a convivente Andréa Ribas, a técnica desenvolvida pela oficineira Alice, abriu muitas portas para sua recolocação profissional. Ela conta inclusive que já está conseguindo comercializar os vasos produzidos. “Mostrei meu trabalho pronto para alguns amigos e eles já me encomendaram alguns outros vasos”, conta.

Foto de várias crianças do Centro de Acolhida Especial confeccionando vasos com material reciclado.

De Secretaria Especial de Comunicação