Publicação mostra indicadores sociodemográficos da população idosa

Objetivo é abastecer de dados os agentes públicos, profissionais do terceiro setor, estudantes, acadêmicos, jornalistas e demais interessados em conhecer as condições de vida da população idosa residente no município.

Com uma população de pessoas idosas cada vez maior, há a necessidade de mais ações do poder público em prol de um envelhecimento com qualidade de vida. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania lança, nesta terça (11/02), às 14h, na Galeria Olido, região central, os Indicadores Sociodemográficos da População Idosa na Cidade de São Paulo. O objetivo é abastecer de dados os agentes públicos, profissionais do terceiro setor, estudantes, acadêmicos, jornalistas e demais interessados em conhecer as condições de vida da população idosa residente no município.

O planejamento, a formulação e a implantação de políticas públicas para a pessoa idosa serão melhor orientados com esta publicação. As três principais fontes de dados usadas na confecção foram o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as Projeções Populacionais da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), da Secretaria Municipal da Saúde.

Foram analisados 96 distritos da cidade de São Paulo e dimensionadas as Características Demográficas, Condições de Vida, Condições de Habitação e de Saúde. Ao todo são 27 indicadores, sendo 11 na dimensão Características Demográficas, 6 em Condições de Vida, 4 em Condições de Habitação e 6 na dimensão Condições de Saúde.

Dentre os vários pontos destacados no levantamento, está a proporção da população idosa que aumentou de 11,9% em 2010 para 15,25% em 2019. São cerca de 500 mil idosos a mais vivendo na cidade, estimada atualmente em 1.853.286.

“A iniciativa da elaboração deste material é fundamentada na concepção de que o processo de construção de indicadores estimula a reflexão da comunidade composta de diferentes atores sociais sobre a realidade local, promovendo espaços de aprendizado, empoderamento humano e o protagonismo da pessoa idosa”, afirma a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes.

Convite do lançamento da publicação dos indicadores sociodemográficos da população idosa residente na cidade de São Paulo.

De Secretaria Especial de Comunicação