Projeto ‘Salão na Rua’: Serviço de Abordagem Social atende população

Tenda de atendimento localizada na Avenida Manuel Bandeira trabalha com questões importantes como a valorização do autocuidado.

Uma vez por mês, a equipe de profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) IV Lapa realiza o “Salão na Rua”. O projeto consiste no atendimento a pessoas em situação de rua que necessitam de cuidados pessoais.

Na tenda de atendimento, localizada na Avenida Manuel Bandeira, os assistentes conseguem trabalhar com os atendidos questões importantes como valorização do autocuidado, higienização pessoal, aparência e bem-estar.

Foto de um morador de rua sendo atendidos na tenda do Salão na Rua.

Segundo o gerente do serviço, Francisco Xavier de Carvalho Neto, o intuito principal do projeto é contribuir para a melhora da autoestima. “Acreditamos que a autoestima é um fator fundamental quando falamos de reintegração social” afirma o gerente.

O atendido, Mateus Bauzi Costa, cortou o cabelo e declara “A aparência é tudo, né?! Principalmente para buscar um emprego. Eu agradeço muito” conclui o jovem.

Além da contribuição para o trato pessoal, a iniciativa contribui diretamente com o sentimento de motivação.
“Quando mostramos o resultado do novo visual procuramos mostrar que o esforço de nos procurar gerou uma transformação, e que ele, o atendido, é capaz de transformar outras coisas bem mais importantes, se buscar por isso também” completa Francisco.

Foto de um barbeiro cortando o cabelo de um morador de rua.

A assistente social, Leydiane Aguiar Alves comenta os benefícios do Salão na Rua “Quando cuidamos do nosso corpo, a mente se anima, o que resulta na vontade de mudar nossa realidade” acredita a assistente.

De Secretaria Especial de Comunicação