Centro para Crianças e Adolescentes Conosco proporciona almoço saudável para atendidos

Serviço busca influenciar positivamente os hábitos alimentares trazendo novos sabores ao cardápio.

Um almoço saudável foi ofertado para 180 crianças atendidas pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Conosco, localizado na região de Parelheiros, Zona Sul, no dia 10/02. A ação foi viabilizada através da colaboração da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O almoço começou a ser pensando quando o gerente do serviço, Nivaldo Félix, participou juntamente com a cozinheira Mariney Oliveira, de uma capacitação chamada “Segunda Sem Carne” (SSC) promovida pelo Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e pela SVB, em novembro do ano passado. A SSC faz parte do treinamento de culinária saudável da Sociedade Vegetariana Brasileira.

“Esta capacitação que a SMADS ofertou foi de extrema importância. No dia da formação foi perguntado quais os serviços que tinham o interesse em receber esta formação no serviço para preparar a alimentação saudável juntamente com as cozinheiras. Eu não pensei duas vezes e preenchi a ficha para inscrever nosso serviço”, conta Nivaldo Félix.

Para trabalhar com a equipe de cozinheiras do CCA, os chefes de cozinha, André Vieland e Mateus Santos, que fazem parte da SVB, foram até o espaço para realizar um incrível e delicioso almoço para os conviventes. A atração principal foi uma receita que os conviventes jamais haviam experimentado: hambúrguer de grão-de-bico com cenoura, beterraba, farinha de mandioca e algumas especiarias. Tudo isso acompanhado de arroz, feijão, salada de acelga com tomate e uma magnífica maionese feita com molho de ervilha.

“Eu achei o cardápio muito diferente e gostei muito das receitas. Espero que eles voltem em breve para fazer mais pratos bons assim”, conta o atendido João Luís, de 12 anos.

Para o gerente do serviço, momentos com este influenciam positivamente nos hábitos alimentares e na saúde das crianças. “Temos sempre a obrigação de proporcionar uma alimentação saudável e diferenciada para nossas crianças e adolescentes trazendo novos sabores e diversificando nosso cardápio, além de promover a sustentabilidade através da redução no consumo de carne animal e derivados. Agora nós tentaremos implementar essa e outras receitas em nosso cardápio no dia a dia”, finaliza Félix.

De Secretaria Especial de Comunicação