Prefeitura analisa saúde das árvores no Jabaquara

A medida se tornou possível após a contratação do penetrógrafo e do tomógrafo, aparelhos que verificam a parte externa e interna das árvores

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Jabaquara, está analisando a saúde das árvores da região. A medida se tornou possível após a contratação do penetrógrafo e do tomógrafo, aparelhos que verificam a parte externa e interna das árvores, apontando a necessidade de remoção.

“A experiência obtida mostrou grande eficiência trazendo ótimo resultado e também cuidando melhor das espécies contidas neste distrito. Creio que este esforço para cuidar melhor das zonas verdes da cidade sendo utilizados pela Secretaria Municipal das Subprefeituras e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente terá melhor resultado pois as mesmas cuidam de toda a cidade”, destaca o subprefeito do Jabaquara, Heitor Sertão.

Foto: Kaique Silva/Subprefeitura Jabaquara

Os trabalhos começaram em 2019 e nos primeiros laudos recebidos foi constatada a necessidade de quatro remoções, três já foram realizadas:

- Rua Tenente Américo Moretti 102 (Flamboyant)

- Rua Nelson Fernandes 257 (Tipuana)

- Rua Leonardo da Vinci 2272 (Flamboyant)

* a última, localizada na Rua Damasceno Vieira 766 (Tipuana) aguarda uma ação da Enel Brasil para remoção.

Os testes foram realizados em árvores que apresentaram senescência (velhice). Nesta primeira leva foram 38 árvores, quatro apresentaram o risco de queda após análise feita com base nos relatórios obtidos nos aparelhos.

Até o momento, a ação no Jabaquara já analisou árvores nas ruas Araquém, Damasceno Vieira, Tenente Américo Moretti, Maracá, Nélson Fernandes, Pinheirinho, Leonardo da Vinci e Pitombeira. Nesses locais foram encontradas espécies como a Tipuana, Flamboyant, Paineira e a Sibipiruna.

De Secretaria Especial de Comunicação