Programa de aceleração de negócios tecnológicos femininos irá apoiar negócios de mulheres

Cinco iniciativas receberão aporte financeiro de R$ 100 mil para alavancar os seus negócios.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgou o resultado preliminar do primeiro edital do Mulheres Inovadoras, programa desenvolvido para fomentar a participação de mulheres no empreendedorismo e na liderança de negócios voltados à área de tecnologia. Ao todo, foram selecionadas 21 propostas entre as 223 recebidas de todo o Brasil. O programa é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC) e a Finep. As ações contam, ainda, com o apoio da Founder e da Rede Mulher Empreendedora (RME).

As startups vencedoras receberão processo de aceleração. Cinco delas contarão com uma premiação de R$ 100 mil cada. O programa previa a seleção de 20 startups lideradas por mulheres para serem aceleradas. Devido a um empate entre duas empresas na última colocação, foi necessário selecionar uma iniciativa a mais. O resultado final está previsto para o próximo dia 30, após a avaliação dos recursos, conforme previsto no edital.

“Embora mais da metade da população do Brasil seja formada por mulheres, o mercado de tecnologia é formado predominantemente por homens. Esta parceria é fundamental para que continuemos incentivando e apoiando o crescimento da presença feminina em setores que fazem parte das profissões do futuro”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Entre as 21 empresas selecionadas, quatro são da cidade de São Paulo. O estado conta com o maior número de empresas classificadas, com nove iniciativas inscritas, seguida por Rio Grande do Sul (quatro), Rio de Janeiro (três), Santa Catarina (três), Salvador (uma) e Brasília (uma).

“A Prefeitura de São Paulo conta com diversas iniciativas que promovem ideias inovadoras do público feminino. O Vai Tec, por exemplo, impulsiona negócios de jovens das periferias da cidade. Em sua quarta edição, o programa foi composto por 51% de mulheres, número inédito. Agora, com o quinto edital aberto, queremos aumentar ainda mais este resultado, incentivando cada vez mais negócios de mulheres da cidade”, completa, Aline Cardoso.

Confira a lista dos projetos selecionados

 Evento Imersivo

No início de março, antes da pandemia do coronavírus, ocorreu o primeiro evento imersivo do Mulheres Inovadoras. Na ocasião foram exibidos painéis e workshops, além de orientações sobre a inscrição para o edital do programa. Durante o evento foi apresentado o edital do programa Mulheres Inovadoras. 

De Secretaria Especial de Comunicação