A operação atua em conjunto com o planejamento da Secretaria Municipal das Subprefeituras para solucionar o problema dos carros abandonados da cidade. Na Vila Maria, partiu-se do número de 373 solicitações abertas por denúncias de munícipes. Deste número foram mapeados e adesivados em uma segunda vistoria, 173 carros para o recolhimento.

Em uma terceira etapa foram identificados 92 veículos entre carros e carcaças que não tinham sido retirados pelo proprietário como determina a comunicação por adesivos. Após a comunicação por adesivos, os veículos, devem ser retirados em um prazo de cinco dias. Contudo, foi programada a ação que começou nesta quinta-feira e se estenderá até a próxima semana para zerar o número de solicitações da Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme. A meta é que se retire neste primeiro dia cerca de 20 carros.

O coordenador da Pasta de Veículos da Secretaria das Subprefeituras, Bruno Felipe Feitosa, esteve presente na operação e explica os trabalhos realizados pela Prefeitura de São Paulo: “o trabalho de remoção de veículos é realizado em toda cidade com a utilização de cinco guinchos, que cobrem as 32 subprefeituras. Começou a ser realizado em maio de 2019, quando tínhamos cerca de 30 mil solicitações em aberto. Hoje, estamos com cerca de 15 mil. Em 2019 foram retirados 2540 veículos, este ano já retiramos cerca de 1600”.

Segundo o subprefeito da Vila Maria / Vila Guilherme, Joel Bomfim, este trabalho de retirada tem grande importância, pois além de ser uma ação que proporciona limpeza nas vias, ainda mais em tempos de pandemia, em que cada ato visando medidas sanitárias é um ganho coletivo, também é uma operação que proporciona liberdade aos munícipes nas vias. “A operação além dos aspectos sanitários e de bem estar, também tem o objetivo de garantir segurança, já que muitas vezes estas carcaças servem de apoio para atividades ilícitas ou de refugio para indivíduos com a intenção de praticar crimes violentos”, finaliza Bomfim.