Aprenda a fazer uma composteira

Lixos produzidos são transformados em adubos.

O volume de lixo que se acumula, ainda mais com a pandemia do Coronavírus, pode ser transformado em adubo. As pessoas podem ajudar ao meio ambiente fazendo, de forma bem simples, a sua própria composteira. Pensando nisso, a Divisão de Difusão, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA),  elaborou uma apostila para nos ensinar a fazer uma composteira.

 

Compostagem
A compostagem é um processo que envolve a transformação de materiais orgânicos em adubos a serem utilizados na agricultura.

Cerca de 50% do resíduo que é gerado em nossas casas é de origem orgânica. Os resíduos orgânicos são todos aqueles que possuem origem vegetal: ser restos de comida, cascas de frutas, folhas, ou seja, todo alimento que não é consumido.

principal função da compostagem é reduzir o volume resíduo orgânico destinado aos aterros sanitários, lixões em algumas regiões do Brasil, além evitar diversos tipos de doenças e contaminações causadas pela disposição incorreta dos resíduos. Esta prática está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS), definido pela Lei 22.305 de 2010.

adubo orgânico é o principal produto de uma composteira e serve para a fertilização do solo, o resíduo orgânico é transformado em adubo a partir da ação de microorganismos que utilizam esse material como fonte de alimento, principalmente carbono, para a transformação de adubo.

Este processo é realizado em uma composteira, local onde é feito a compostagem, podendo ser construído dentro das residências de maneira bem simples em pequenos espaços, como em baldes, potes e caixas, recipientes que podem encontrar dentro de sua própria casa, basta ser uma área úmida e parcialmente sombreada.

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

De Secretaria Especial de Comunicação