ROLETA "Saiba Direito"

Um dinâmico jogo! Promovendo o conhecimento sobre Direitos Fundamentais na aplicação de Relações Étnico-Raciais

A ROLETA “Saiba Direito” estava em atividade no formato de jogo no stand da Secretaria Municipal de Justiça, nos dias: 18 (sexta), 19 (sábado) e 20 (domingo) de novembro, quando ocorreu a II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra.

Sendo uma intensa e dinâmica atividade que promove o conhecimento com muita agilidade sobre direitos fundamentais e relações étnico-raciais no Brasil.

Com questões na base de dados, o jogo ROLETA “Saiba Direito” incentiva o interesse em saber mais, diante das questões envolvendo os aspectos, como:

 

  • VOCÊ SABE O QUE É RACISMO ESTRUTURAL?
  • VOCÊ SABE O QUE É USUCAPIÃO?
  • VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE FURTO E ROUBO?
  • VOCÊ SABE QUANTO TEMPO PARA TROCAR UM OBJETO COM DEFEITO COMPRADO PELA INTERNET?
  • QUEM MORA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA TEM A POSSE OU PROPRIEDADE DO LOCAL?
  • VOCÊ SABE SE RACISMO E INJÚRIA RACIAL SÃO A MESMA COISA?
  • VOCÊ SABE QUAL A IDADE MÍNIMA E O TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR?
  • VOCÊ SABE O QUE É “HABEAS CORPUS”?
  • VOCÊ SABE SE HÁ DIFERENÇA ENTRE MENORIDADE PENAL E MENORIDADE CIVIL?
  • JUSTIÇA RESTAURATIVA, SABE O QUE É?
  • VOCÊ SABE DE ALGUMA AÇÃO COLETIVA PARA A DEFESA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO NEGRA?

A interação com a ROLETA “Saiba Direito” aconteceu por meio de projeção em telão e é nele que ficam centralizadas as instruções para praticar o jogo que leva ao Saiba Direito.

Como é o jogo?

Enquanto se gira a ROLETA vai sendo apresentadas perguntas que levam as reflexões para respostas relacionadas com motivações a pensar e o analisar, inserindo assim, o público em cada contexto para dialogar sobre direitos garantidos, a Constituição do Brasil e o enfrentamento ao racismo que ainda está presente na sociedade.

O principal propósito sendo o objetivo do jogo ROLETA “Saiba Direito” é alcançado quando a rodada proporciona ao público a interação com diálogos e reflexões dos direitos, de igualdade e equidade racial.

 

Teve mais na Programação:

A Secretaria Municipal de Justiça esteve na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra com a programação:

Dias 18 (sexta) 19 (sábado), na Arena Comunidade ocorreram: Rodas de Conversas — Diálogos e reflexões que asseguram o exercício dos Direitos Humanos e Cidadania que contribuem para o Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo.

Todos os dias (18) sexta, (19) sábado e (20) domingo, no stand da Secretaria Municipal de Justiça II EXPO ocorreu: Videoteca - Diversidade Étnica Racial e o jogo ROLETA “Saiba Direito”


POLÍTICA PÚBLICA

A II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra celebrarou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, apresentando ao público 200 anos de luta dos negros no nosso país, a partir da independência. O recorte de informações nas exposições, debates e shows visa resgatar o protagonismo negro na luta pela abolição.

O EXPO Center Norte abrigou ambientes tecnológicos e sensoriais. Palestrantes e reflexões entre o passado, o presente e o futuro, apontando e debatendo as raízes do racismo estrutural.

A II EXPO fez a parte da política pública "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", parceria da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) na gestão do Prefeito Ricardo Nunes e, visou difundir a cultura negra e reafirmou a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial, no país, e na América Latina.

 

 

Contatos:
Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo
(11) 3113. 8684 (11) 9 4590.8009
lrodriguesfreitas@prefeitura.sp.gov.br