Seminário "Direitos Humanos e Justiça Social" — Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Evento que integra a programação 10.º edição do Festival de Direitos Humanos da cidade de São Paulo

 

A Secretaria Municipal de Justiça promove o Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” — Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Um evento que contribui com a programação 10.º edição do Festival de Direitos Humanos da SMDHC

Data: 6 de dezembro, das 10h00 às 12h00.
Local: Edifício Matarazzo. Auditório, 7º andar. Viaduto do Chá, 15. São Paulo/SP.

EVENTO VALIDADO, com emissão de certificado aos participantes (Público alvo: Agentes públicos da PMSP ingressantes no serviço público, concursados e/ou comissionados) mediante inscrição prévia, por meio do formulário: https://forms.gle/BArPekpMVR2BWpB16
e do preenchimento de confirmação da lista de presença a ser fornecida no local do evento.

 

A Secretaria Municipal de Justiça, em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Gestão e Procuradoria-Geral do Município de São Paulo, convida para o Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sendo uma iniciativa que contribui com a programação do 10°. edição do Festival de Direitos Humanos, compondo as ações da Prefeitura de São Paulo. 

A promoção da Secretaria Municipal de Justiça é do notável Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” — Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 6 de dezembro, das 10h00 às 12h00. Local: Edifício Matarazzo. Auditório, 7ºandar. Viaduto do Chá, 15. São Paulo/SP.

Com finalidade por meio de seus convidados e palestrantes propiciar diálogos e estimular o pensar sobre Direitos Humanos e Justiça Social entre os servidores municipais e gestores públicos. Tendo como referências de forma presencial uma mesa composta de juristas, estudiosos, pesquisadores e órgãos que participam das esferas públicas e da sociedade.

Na mesa de abertura:

Eunice Aparecida de Jesus Prudente – Secretária Municipal de Justiça da Prefeitura de São Paulo;

Sonia Francine Gaspar Marmo – Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo;

Marina Magro Beringhs Martinez – Procuradora Geral do Município de São Paulo;

Fernando Padula Novaes – Secretário Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo;

Celso Fernandes Campilongo – Diretor e Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Como palestrantes:

Marcela Cristina Arruda Nunes – Secretária Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo;

Elisa Lucas Rodrigues – Secretária Executiva Adjunta na Secretaria de Direitos Humanos
e Cidadania da Prefeitura de São Paulo;

Vinicius Gomes dos Santos – Coordenador Geral de Gestão e Modernização da Procuradoria-Geral do Município de São Paulo;

Fabíola Sucasas Negrão Covas – Promotora de Justiça / Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo / Integrante do Conselho Nacional do Ministério Público;

Floriano de Azevedo Marques Neto – Professor Titular do Departamento de Direito Público, na área de Direito Administrativo, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e do curso de Pós-Graduação stricto sensu da FGV-RJ.

Mediação:

Wagner Gomes Salomão – Assessor na Prefeitura Municipal de São Paulo / Advogado / Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo.

 

O Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos produzido pela Secretaria Municipal de Justiça tem propósito de compor ações e medidas mais eficazes para o enfrentamento as violações dos direitos humanos de grupos vulneráveis (como: mulheres, negros, povos indígenas, comunidades tradicionais, crianças, idosos, pessoa com deficiência e LGBTQIA+) que são constantemente discriminados com a falta de acesso à justiça, numa constante afronta à Constituição Federal brasileira.

O Seminário traz mais contribuições em "Direitos Humanos" na questão de promoção da "Justiça Social", que está na Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU) e que a se tornou compromisso da Prefeitura de São Paulo. Por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS). Tem em destaque o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições eficazes. Sendo a “Justiça Social” um conceito prático e multidisciplinar para aumentar a proteção dos direitos dos cidadãos, a partir da informação e da orientação cidadã para dar efetividade às garantias de direitos e redução de danos, preconceitos e situações discriminatórias.

Participe.

Faça a sua inscrição no Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

EVENTO VALIDADO, com emissão de certificado aos participantes (Público alvo: Agentes públicos da PMSP ingressantes no serviço público, concursados e/ou comissionados) mediante inscrição prévia, por meio do formulário: https://forms.gle/BArPekpMVR2BWpB16
e do preenchimento de confirmação da lista de presença a ser fornecida no local do evento.

 

Saiba Mais:

10º Festival de Direitos Humanos organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Edição de dez anos do evento tem entre as suas atrações a apresentação do cantor e compositor Jards Macalé; tem ainda futebol feminino e entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

O Festival de Direitos Humanos acontecerá até 10/12.

Programação Completa da SMDHC

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/noticias/index.php?p=338780

 

Seminário dia 6 de dezembro de 2022

 

Contatos: 

SMJ - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefone: (11) 3113-8869
E-mail: smjcomunicacao@prefeitura.sp.gov.br

SMDHC - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br