Sobreviventes do Holocausto refugiados em São Paulo são homenageados na Câmara SP

Secretária Eunice Prudente ressaltou a importância de participar deste momento de reflexão em homenagem aos sobreviventes do holocausto

A Secretária Municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Prudente esteve na Câmara Municipal de São Paulo para fazer parte da mesa do cerimonial da Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (27/2) no Auditório Prestes Maia (Palácio Anchieta / Viaduto Jacareí, 100 — Bela Vista — São Paulo-SP).

A Sessão Solene homenageou os sobreviventes do Holocausto que se refugiaram na capital paulista. A solenidade foi promovida pelo vereador Daniel Annenberg (PSDB) em parceria com o Memorial do Holocausto, Federação Israelita do Estado de SP, UNIBES (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social) e StandWithUs Brasil.

A homenagem na Sessão na Câmara SP faz parte da campanha “Obrigado Paulistanos”, idealizada pelo escritor, cineasta, curador do Memorial do Holocausto de São Paulo e membro do Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil, Marcio Pitliuk, que ao seu lado também contou com a presença de sobreviventes do Holocausto da professora Ariella Pardo Segre. Natural de Trieste, na Itália, ela veio para o Brasil com sua família no momento em que a perseguição contra judeus na Europa começou a acentuar. A bailarina húngara Marika Gidali também tem boas recordações de sua chegada a São Paulo quando esteve em situação de encalço e vida.

Em sua fala na cerimônia a Secretaria Municipal de Justiça, Eunice Prudente ressaltou que para a gestão municipal é uma honra participar deste momento de reflexão em homenagem aos sobreviventes do holocausto. “Ao lado do Prefeito Ricardo Nunes que luta diariamente para acudir pessoas sem teto, pessoas com fome, inclusive ainda as consequências da pandemia que nos atingiu, mas este momento (na Sessão Solene) é também de uma homenagem à vida. Com sobreviventes, mas sobretudo há resiliência, há dignidade que estes sobreviventes passam para nós”, conclui Eunice Prudente, atuante nas lutas contra o antissemitismo e com histórias e relação pessoal com o povo judeu, a sua jovem filha Ana Beatriz que é judia, sendo a primeira judia negra CEO de um    start-up judaica no Brasil, o Zerah.


E expressivamente e ampla foram exaltadas as histórias, homenagens na Sessão Solene por meio de certificados a 20 sobreviventes que compareceram à Câmara, por sua contribuição para o desenvolvimento da cidade de São Paulo.


O evento reuniu autoridades e representantes como: o vereador Eduardo Suplicy (PT); do presidente da FISESP (Federação Israelita do Estado São Paulo), Marcos Knobel; do vice-presidente da CONIB (Confederação Israelita do Brasil), Daniel Bialski; do rabino David Weitman, representante do Memorial do Holocausto de São Paulo; da diretora de Comunicação e Cultura da StandWithUs Brasil, Sabrina Abreu; da representante da UNIBES, Fanny Terepins; e do vice-presidente do Congresso Judaico Mundial, Jacques Terpins.

Registros Históricos

Nas décadas de 1940 e 1950, entre 300 e 500 sobreviventes do Holocausto (perseguição sistemática e assassinato de 6 milhões de judeus europeus – e outras minorias étnicas – pelo regime nazista alemão, seus aliados e colaboradores, entre os anos de 1933 a 1945 em toda a Europa) de diferentes nacionalidades, como judeus alemães, húngaros, poloneses, romenos e holandeses, se refugiaram na cidade de São Paulo. Aqui, conseguiram reconstruir suas vidas sem sofrer as ameaças e perseguições vividas na Europa apenas por serem judeus. (Mais informações no portal da Câmara SP)


A íntegra da Sessão Solene pode ser conferida no canal YouTube da Câmara SP

 

  

   

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo (SMJ)
Telefones: 3113-8684
E-mail: smjcomunicacao@prefeitura.sp.gov.br
Redes Sociais
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | Linkedln | Flickr