Contrata SP – Juventude atende mais de 600 jovens em três dias

O mutirão de emprego promovido pela Prefeitura de SP ofertou 1.000 vagas no setor de teleadendimento

Entre os dias 27 e 29 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho deu seguimento a mais um dos mutirões de emprego do Contrata SP, dessa vez voltado para o público jovem, a partir de 16 anos de idade. Com vagas no setor de teleatendimento, os processos seletivos foram realizados no Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, de forma simultânea nas unidades Central, Interlagos, Itaim Paulista e também na Casa de Cultura da Freguesia do Ó. A ação somou um total de 669 participantes que concorreram a 1.000 vagas de estágio e efetivas, por meio da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho. Foram 2 mil inscritos, que passaram por triagem e foram direcionados aos pontos de atendimento mais próximos de suas casas.

“Assegurar o ingresso de jovens no mercado de trabalho é investir no futuro da cidade, proporcionando também qualidade de vida para este grupo e familiares. Essa edição do Contrata SP buscou parceria com uma empresa que disponibilizou vagas de entrada para esse público, que poderá contar com benefícios para reforçar o rendimento mensal”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O setor de teleatendimento, que absorve essa mão de obra tem passado por reformulações diante dos avanços tecnológicos e aliado a isso buscado políticas operacionais mais humanizadas e menos engessadas. Para as atividades do setor, o mutirão pré-aprovou mais de 400 candidatos para outras etapas do processo e cerca de 100 estagiários já estão com a vaga nas mãos”, conclui.

O processo seletivo foi conduzido pela empresa contratante em parceria com o Cate, que cedeu o espaço e também o apoio de suas equipes técnicas. Para as vagas de estágio como operador de cobrança, destinadas a estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, foram contratados 101 candidatos. Já as vagas na modalidade CLT, voltadas a pessoas que já concluíram o ensino médio, possuem mais etapas de seleção; foram pré-aprovados 460 candidatos para os cargos em telemarketing ativo e receptivo.

Antes das entrevistas, os participantes foram convidados a integrar a oficina Elabora, com suporte técnico da Fundação Paulistana, da Prefeitura de São Paulo, que prepara para a seleção e dá dicas sobre como se portar nessas ocasiões. Os jovens presentes afirmaram que isso ajudou a aumentar a confiança e a performance. “Nunca tinha participado de um processo seletivo pelo Cate. Se eu tivesse tido essa orientação antes, nas primeiras vezes que fui procurar emprego, teria sido muito mais fácil”, comentou Lucas Baron, de 18 anos.

Sobre o Cate
Por meio do Cate, são realizados encaminhamentos para processos seletivos, instrução do trabalhador, orientação sobre o mundo do trabalho, dicas de como se portar em entrevistas e a redigir um bom currículo. Para os empreendedores, ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também são disponibilizados diversos programas, oportunidades e inclusive a possibilidade de formalização como MEI – Microempreendedor Individual. É oferecida, além disso, uma variada gama de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas de atuação – incluindo artesanato, estética, gastronomia, gestão e tecnologia. Todos os serviços são gratuitos pelo Portal Cate e outros programas da Prefeitura. Para se cadastrar ou candidatar, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho digital ou física.

Além disso, o Portal Cate, hub de capacitação à distância da Prefeitura de São Paulo, oferece centenas de cursos em seis eixos temáticos: tecnologia, gastronomia, saúde e bem-estar, sustentabilidade e meio ambiente, gestão, empreendedorismo e trabalho e economia criativa. O Portal contabiliza mais de 2 milhões de acessos e mais de 261 mil cadastros ativos.
A plataforma conta com cursos autorais e também opções cedidas por parceiros, como Senai, TIMTec, Sebrae, Senac, CIEE, dentre outros. Todos os cursos garantem ao participante um certificado de conclusão, após a realização das atividades de avaliação

Saiba mais sobre o Cate em: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais 

     

 

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 31/03/2023