A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com 500 vagas para coordenadores pedagógicos e supervisores escolares para o curso “Educação para as Relações Étnico-Raciais e para a Diversidade: Intencionalidades Pedagógicas". As inscrições podem ser feitas de terça (27) a quinta (29) por este formulário.

A proposta da formação, realizada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), em articulação com as Divisões Pedagógicas das Diretorias Regionais de Ensino da SME, é dar subsídios para que as equipes gestoras e pedagógicas desenvolvam estratégias e programas que valorizem e respeitem a diversidade e e promovam uma educação acolhedora e inclusiva para os estudantes, atuando junto com os educadores das unidades.

Os conteúdos e discussões estão alinhados com a série de documentos curriculares para promoção de uma educação antirracista e não xenofóbica: “Orientações Pedagógicas – Educação Antirracista: Povos Afro-brasileiros”, “Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas” e “Orientações Pedagógicas: Povos Migrantes”. Além disso, a proposta se articula com o NGD e traz importantes reflexões e encaminhamentos para combater violências e práticas sexistas.

O curso contará com seis encontros, com duração de 3 horas cada. São 10 turmas no total, que estão divididas entre as seguintes DREs: Freguesia/Brasilândia. Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá (2 turmas), Penha, São Mateus e São Miguel.

Os detalhes de cada turma, com datas e locais dos encontros, pode ser encontrados no Acervo Digital da SME.