Secretaria da Pessoa com Deficiência promove curso para funcionários do Instituto Baccarelli

Parceria faz parte do Acordo de Cooperação assinado entre o instituto e as pastas da Pessoa com Deficiência e Educação

As secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Educação (SME) promoveram nesta quarta-feira (05), no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Carrão, na Zona Leste da capital, o curso "Conhecer Para Incluir" para funcionários dos CEUs. Atualmente, o Instituto Baccarelli administra 12 CEUs.

“O curso de hoje vai fazer de vocês multiplicadores de pessoas parceiras de pessoas com deficiência. Isso muda a vida delas”, apontou a secretária adjunta da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal, durante a abertura da capacitação.

A iniciativa levou a todos o conhecimento sobre o tema “pessoa com deficiência” e, também, contou com aulas sobre desenho universal, acessibilidade digital e comunicacional. Além disso, as aulas têm o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, destacando a necessidade de eliminar barreiras arquitetônicas, digitais, de comunicação e atitudinais, enfatizando o combate a preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, destacou a importância da capacitação: “Eu estou muito feliz em ver esse sonho se tornando realidade e espero que vocês aproveitem muito. Eu quero agradecer à secretaria. Eu tenho certeza que a gente vai sair daqui, hoje, seres humanos melhores. A gente vai sair daqui, hoje, com o olhar ampliado para a questão da deficiência”.

Instituto Baccarelli

Com uma trajetória de 25 anos, o instituto é reconhecido como uma das principais organizações sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, focada nas áreas cultural, social e educacional. Recentemente, tornou-se uma organização social de cultura.

O instituto utiliza a educação musical gratuita e de alta qualidade como uma ferramenta para promover a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes uma perspectiva de vida mais otimista. Ele foi responsável por formar a primeira orquestra do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis.

Desde 2010, o Instituto Baccarelli é responsável pela educação musical dos alunos da rede municipal de ensino de Heliópolis. Em 2021, o instituto venceu o Edital de Chamamento da SME e se tornou o responsável por gerir 12 CEUs da capital.

Acordo de Cooperação

No dia 23 de maio deste ano, foi assinado um Termo de Acordo de Cooperação entre a SMPED, o Instituto Baccarelli e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para ações nos CEUs administrados pelo Instituto.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
 imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn