Prefeitura cria o Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva

Decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial. Espaço está localizado na Zona Leste

O prefeito Ricardo Nunes assinou o Decreto Nº 62.581, publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial do Município, que estabelece a criação e denominação do Parque Natural Cabeceiras do Aricanduva. O espaço, localizado na Zona Leste, é a 12ª Unidade de Conservação Municipal. Está situado nas subprefeituras de São Mateus e Cidade Tiradentes e abrange 2.255.470 milhões de m² (226 hectares). 

A criação do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva, o 7º da cidade, integra o Programa de Metas da Prefeitura (Meta 63). O cercamento da área e as obras de implantação para efetivar a abertura ao público, bem como os estudos para o Plano de Manejo dessa nova unidade de conservação paulistana, fazem parte da próxima fase dos trabalhos.

Estrutura

Além das nascentes dos córregos que deságuam no Vale do Rio Aricanduva, o parque conta com rica vegetação remanescente da Mata Atlântica e diversidade biológica. Lá foram identificadas 319 espécies de plantas vasculares, das quais 295 são angiospermas, três gimnospermas e 21 pteridófitas, sendo que sete delas estão em situação de ameaça de extinção. Quanto à fauna, foram registradas 44 espécies de aves e um mamífero (sagui). Quatro aves endêmicas da Mata Atlântica se destacam no espaço: o tucano-de-bico-verde, o periquito-rico, a choca-da-mata e o tiê-preto.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
 imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn