Prefeitura investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos da cidade

Prefeito destacou a importância da prevenção para a cidade, que tem 12 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos circulando por dia

O prefeito Ricardo Nunes anunciou na manhã desta quarta-feira (2) o investimento de R$ 1,64 bilhão no maior Programa de Recuperação e Manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da história da capital.  

“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras. O prefeito lembrou dimportância da prevenção para a cidade, que tem quase 12 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos circulando por dia. 

Toda a população se beneficiada direta ou indiretamente pelo programa, que tem o objetivo de promover a segurança e melhorar a qualidade da infraestrutura viária, revitalizando essas vias fundamentais que interligam bairros e garantem o fluxo de veículos e pedestres em toda a cidade. 

O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos tem o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e prolongando a vida útil das estruturas. Ao abrir várias frentes de trabalho, a Prefeitura proporciona ainda outros benefícios para a cidade, como possibilitar a criação de 7.250 empregos diretos e outros 36.250 indiretos até 2024. 

Nessas obras estão sendo recuperadas ligações importantes, em todas as regiões, mas que nunca tinham passado por uma avaliação aprofundada nem por manutenção preventiva. Desde 2021, foram substituídos mais de 2.000 metros de juntas de dilatação, utilizados mais de 300 aparelhos de apoio, mais de 50 mil metros de fissuras foram recuperados e foram pintados 60 mil metros quadrados em pontes, viadutos, túneis e passarelas.  

“Este é um programa que é continuado ao longo do tempo. Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro. 

Vistorias minuciosas

“É importante dizer que cada obra leva em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam, com uma receita própria, visando as suas patologias específicas encontrada nessas inspeções, como desagregação de armaduras, ruptura de concreto, concreto segregado com proteção exposta, recuperação e substituição das juntas de dilatação, armaduras expostas ou corroídas, buracos, umidade, irregularidades e, principalmente, a sustentação das pontes, um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, explicou o diretor-presidente da SPObrasTaka Yamauchi. 

 Também já foram publicadas as licitações para 22 obras (33 unidades estruturais) e encontram-se em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 162 locais (198 unidades estruturais).  

Ao final do quadriênio 2021-2024, a perspectiva é executar mais 290 intervenções em Obras de Arte Especiais (OAEs), totalizando 390 unidades estruturais. 

Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões e, para o biênio 2023-2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a Gestão Municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.  

 

 

Desde o início de 2021 até julho de 2023, foram realizadas 40 obras, totalizando intervenções em 53 unidades estruturais. Atualmente, estão em execução 41 obras de recuperação ou reforço (58 unidades estruturais). Dentro do Programa de Recuperação e Manutenção de R$ 1,64 bilhão, serão destinados ainda R$ 123,5 milhões para 25 obras (48 unidades estruturais). 

 

Sobre o Programa

O programa tem como foco inspeções e manutenções periódicas preventivas e corretivas, além da recuperação completa dessas vias afetadas pelo desgaste natural do tempo e pelo crescente tráfego de veículos, principalmente os pesados.  

Equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, estão destacadas para este programa e são responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificando problemas e propondo soluções adequadas para cada caso, garantindo a qualidade nas intervenções. 

A Prefeitura também vem empenhando esforços para o cadastro das OAEs espalhadas pela cidade, visando qualificar o mapeamento das obras necessárias. Nesse sentido, já foram cadastradas 1.100 estruturas no território municipal e o trabalho segue para a inclusão das que ainda não foram catalogadas.

Clique aqui e veja a apresentação sobre o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.

Inspeções especiais 


O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para conhecimento das patologias decorrentes do processo de deterioração. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anomalias existentes, para permitir a classificação conforme critérios normativos.  

A depender desta avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial das estruturas. Nessa etapa, realiza-se, em conjunto com outras verificações complementares, o cadastramento detalhado destas anomalias estruturais, de forma a permitir a elaboração dos documentos técnicos necessários para a contratação e posterior execução das obras de recuperação e reforço.  

inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do Município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança. 

Até o momento já foram realizadas inspeções especiais em 231 locais (312 unidades estruturais) e estão em execução outras 259 inspeções (279 unidades estruturais). Além disso, estão em processo licitatório 32 locais, e outros 21 estão na fase de elaboração de editais. Ao final do quadriênio, a perspectiva é a execução de 543 inspeções especiais (644 unidades estruturais).   

Impactos positivos para a cidade


Além de proporcionarem maior segurança para a população, a recuperação e manutenção das OAEs contribuem para a fluidez do tráfego, reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade urbana. 

As obras preventivas e corretivas também geram economia de recursos públicos, além de garantirem o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram empregos diretos e indiretos, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio. 

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo reforça o seu compromisso em zelar pela segurança e bem-estar da população, cujos resultados serão um marco na história da capital paulista. A cidade caminha para superar um desafio crucial de infraestrutura, promovendo um ambiente urbano preparado para o futuro, mais seguro e eficiente para a população.   

  

Confira o balanço das ações do Programa desde 2021: 

Obras concluídas (40 locais): 

  1. Pontilhão Jacu-Pêssego 

  1. Ponte do Limão  

  1. Viaduto Gazeta do Ipiranga 

  1. Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros ) 

  1. Pontilhão na pista central da Marginal Tietê 

  1. Viaduto Luis Eduardo Magalhães 

  1. Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães 

  1. Ponte do Piqueri 

  1. Ponte Domingos Franciulli Netto 

  1. Viaduto Pires do Rio 

  1. Complexo Mackenzie 

  1. Complexo Viário Aurélio Batista Félix 

  1. Viaduto T5 – Marginal Pinheiros 

  1. Pontilhão - Av. Conselheiro Carrão 

  1. Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo 

  1. Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu 

  1. Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães 

  1. Ponte da Casa Verde 

  1. Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas 

  1. Pontilhão – Av. Edu Chaves 

  1. Túnel Max Feffer 

  1. Ponte Comunidade Húngara 

  1. Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati 

  1. Ponte - Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu 

  1. Pontilhão - Travessa Dança da Canoa 

  1. Pontilhão - Rua Baixa X Rua Carcicé 

  1. Ponte da Freguesia do Ó 

  1. Viaduto Engenheiro Alberto Badra 

  1. Pontilhão - Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu 

  1. Pontilhão - Av. Jardim Japão 

  1. Viaduto Diário Popular 

  1. Viaduto Bresser 

  1. Ponte da Casa Verde 

  1. Túnel Janio Quadros 

  1. Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco 

  1. Viaduto Elias Nagib Briem 

  1. Ponte Freguesia do Ó 

  1. Viaduto Elevado do Glicério 

  1. Viaduto Imigrantes 

  1. Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China) 

  

Obras em execução (41 locais): 

  1. Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano 

  1. Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim 

  1. Viaduto Gazeta do Ipiranga 

  1. Ponte das Bandeiras 

  1. Túnel Fernando Vieira de Melo 

  1. Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo 

  1. Expresso Tiradentes 

  1. Viaduto Domingos Franciulli Netto 

  1. Pontilhão e recomposição do viário - Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima 

  1. Viaduto Imigrantes 

  1. Viaduto Cap. Pacheco e Chaves 

  1. Ponte Giovanni Boccati 

  1. Ponte Júlio de Mesquita Neto 

  1. Ponte Transamérica 

  1. Viaduto dos Bandeirantes 

  1. Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno 

  1. Viaduto Antônio Abdo 

  1. Viaduto Nove de Julho 

  1. Ponte Bernardino D’áuria 

  1. Viaduto Carlos Ferraci 

  1. Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior 

  1. Viaduto Gal. Milton Tavares 

  1. Viaduto Naor Guelfi 

  1. Viaduto Gal. Olímpio da Silveira  

  1. Viaduto Beneficência Portuguesa 

  1. Ponte Engenheiro Ary Torres 

  1. Viaduto Gal. Marcondes Salgado  

  1. Viaduto Paraíso 

  1. Viaduto Sumaré 

  1.  Viaduto Doutor Arnaldo 

  1. Complexo Viário Jacu-Pêssego 

  1. Viaduto Carlito Maia 

  1. Ponte Aricanduva 

  1. Complexo Aurélio Batista 

  1.  Ponte Senador José Ermínio 

  1. Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho 

  1. Viaduto Jabaquara  

  1. Viaduto Arapuã 

  1. Viaduto Santa Efigênia  

  1. Viaduto 25 de Março 

  1. Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola) 

  

Obras em contratação (25 locais) 

  1. Complexo Saad  

  1. Viaduto dos Imigrantes 

  1. Viaduto Olavo Fontoura 

  1. Ponte Anhembi  

  1. Ponte Governador Orestes Quércia - "Estaiadinha"

  1. Viaduto Martinho Prado  

  1. Viaduto Dr. Eusébio Stevaux 

  1. Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré 

  1. Viaduto Antonio Nakashima 

  1. Complexo Padre Adelino 

  1. Passarela Ciccillo Matarazzo 

  1. Viaduto João Julião C. Aguiar 

  1. Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2) 

  1. Viaduto Doutor Plínio de Queiroz 

  1. Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio  

  1. Viaduto Dona Paulina 

  1. Viaduto Austregésilo de Athayde 

  1. Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie   

  1. Ponte Bernardo Goldfarb 

  1. Viaduto Armando Puglisi  

  1. Viaduto Condessa de São Joaquim 

  1. Ponte da Vila Guilherme  

  1. Ponte da Avenida Santos Dumont 

  1. Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer - Ayrton Senna 

  1. Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães    

Obras em licitação (22 locais)  

  1. Viaduto Mofarrej 

  1. Viaduto Domingos de Moraes 

  1. Viaduto Jose Colassuonno 

  1. Viaduto Honestino M. Guimarães 

  1. Viaduto Frederico Eduardo Mayr 

  1. Ponte Transamérica 

  1. Viaduto Pedro de Toledo 

  1. Viaduto Gal. Euclides Figueiredo 

  1. Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar 

  1. Viaduto Santo Amaro 

  1.  Viaduto dos Bandeirantes 

  1. Ponte Vitorino Goulart da Silva 

  1. Viaduto Eng. Orlando Murgel 

  1. Complexo Viário Maria Maluf 

  1.  Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro 

  1. Viaduto Deputado Ulysses Guimarães 

  1. Viaduto Dona Mora Guimarães 

  1. Viaduto Doutor João Tranchesi 

  1.  Passarela Professor Doutor Emílio Athié 

  1. Viaduto Guadalajara 

  1. Viaduto Dona Matilde 

  1. Viaduto Washington Luiz 

 

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