Agricultores da capital podem se cadastrar para comercializar alimentos na Ceagesp

Iniciativa conta com apoio da Prefeitura de São Paulo e busca facilitar e ampliar o acesso dos produtores a mecanismos de geração de renda e de conexões com o mercado

 A Ceagesp está cadastrando agricultores e coletivos da agricultura familiar interessados em comercializar produtos no equipamento, no atacado ou varejo. A iniciativa conta com o apoio do programa Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo, e busca facilitar e ampliar o acesso dos produtores da capital, gerando renda e criando conexões com o mercado.

Os interessados podem manifestar interesse pelo link. É necessário informar os dados pessoais, como nome completo, CPF ou CNPJ, endereço, meios de contato, estrutura que possui, onde comercializa o que é cultivado atualmente, além de informações sobre quantidades de bancas e datas que poderia participar no Ceagesp, caso aprovado.

A Ceagesp-SP pretende abrir em sua estrutura dois tipos de espaços destinados à comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar, da produção orgânica ou de base agroecológica.

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp

Sobre o cadastramento de agricultores familiares
A iniciativa foi divulgada no 1º Diálogo Aberto com a Agricultura Familiar e Acesso a Mercados, promovido pela Companhia no fim de julho, que reuniu representantes do poder público e sociedade civil para debater o tema, com o objetivo de entender as demandas, necessidades e dificuldades do agricultor familiar. Ao todo, 15 contribuições efetivas foram prestadas e oito aspectos foram encaminhados.

Participaram da reunião representantes de instituições relevantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA); e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan-SP).

A Ceagesp pretende abrir dois tipos de espaços destinados à comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar, da produção orgânica ou de base agroecológica, em formato de venda do tipo atacado e varejo. Estes espaços serão ocupados pelos produtores rurais individuais, pelas cooperativas e por outras formas de organização coletiva.

“O apoio da prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Sampa+Rural, é de fundamental importância para as nossas intenções, uma vez que o mercado caracteriza um grande gargalo em termos de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar”, destacou o assessor técnico da Ceagesp, Luiz Henrique Bambini.

Sobre a Ceagesp
A Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo é uma empresa pública federal, sob a forma de sociedade anônima, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A Companhia garante, de forma sustentável, a infraestrutura necessária para que atacadistas, varejistas, produtores rurais, cooperativas, importadores, exportadores e agroindústrias desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados.

A Ceagesp mantém a maior rede pública de armazéns, silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) e graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel) do Estado de São Paulo, totalizando 13 unidades ativas distribuídas em todo o estado de São Paulo.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn