Concorreram 1.241 candidatos para os 52 conselhos tutelares. O processo de escolha foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Diretos Humanos e Cidadania (SMDHC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A Prefeitura também concedeu passe livre nos ônibus municipais durante todo o dia (das 7h às 18h) para facilitar o acesso dos eleitores aos pontos de votação.

Os cinco candidatos mais bem votados para cada um dos 52 conselhos tutelares se elegeram. A votação ocorreu em 325 pontos e foram disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral 2.026 urnas eletrônicas. Foram contabilizados 1.011.930 votos, somando válidos, brancos e nulos. A posse dos conselheiros está marcada para 10 de janeiro de 2024.

 “Foi a conclusão de um processo de grandes dimensões, desde a abertura para inscrição de candidaturas em maio. O engajamento impressionante das pessoas responsáveis pela organização teve como resposta um envolvimento muito maior da sociedade, que precisa ser mantido e honrado pelo mandato das conselheiras e conselheiros”, disse Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que votou na EE Profa. Zuleika de Barros Martins Ferreira, para o Conselho Tutelar da Lapa.

Com cerca de 9 mil servidores municipais e estaduais envolvidos, a eleição foi um sucesso. Nas Atas das Seções houve registros apenas de ocorrências sem gravidade, solucionadas imediatamente.

Os Conselhos Tutelares de Itaim Paulista e Jardim Helena foram os que tiveram o maior número de candidatos, 37 cada um. Já Pinheiros teve o menor, com 12 pessoas na disputa e teve a candidata eleita com a maior votação, com 4.143 votos.

 Veja aqui o resultado preliminar do Processo de Escolha Unificado de Membros do Conselho Tutelar da cidade de São Paulo. O resultado definitivo será publicado em 11 de outubro.

 

 SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
 imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn