Capital promove curso sobre cardápio escolar sustentável

Formação on-line, realizada em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), tem como objetivo reduzir impactos ambientais associados à produção de alimentos

 A Prefeitura, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), oferece um curso on-line com o objetivo de promover um cardápio escolar sustentável. A iniciativa faz parte dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir os impactos ambientais da alimentação escolar e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP).

A formação intitulada “Cardápio Escolar Sustentável” foi desenvolvida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME), em conjunto com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Seu principal objetivo é promover a redução das pegadas de carbono, hídrica e ecológica, associadas à produção de alimentos, por meio da implementação de pratos à base de vegetais no cardápio escolar, ampliação da compra de alimentos da agricultura familiar e redução do desperdício de alimentos.

A formação está aberta a toda a equipe da cozinha, bem como a integrantes da comunidade escolar, incluindo nutricionistas, gestores, educadores e mães GAEs (Grupo de Apoio à Escola). Será conduzida de forma 100% on-line e gratuita, com a concessão de um Certificado de Participação para aqueles que concluírem com êxito os sete módulos do curso, que abordarão diversas temáticas relacionadas à alimentação escolar sustentável.

As aulas contarão com a participação de convidados especiais, incluindo agricultores familiares, chefs e empreendedores sociais. Os participantes terão a oportunidade de aprender receitas que promovem uma alimentação escolar mais sustentável, como pratos à base de vegetais e alimentos produzidos localmente.

O Módulo 1, intitulado “Boas-vindas e Conheça o Cardápio Escolar Sustentável” já está disponível na plataforma e pode ser acessado pelos interessados. Os demais módulos serão lançados semanalmente, e os participantes têm até 30 de novembro para concluir todas as atividades.

Como se inscrever:

Todos os participantes devem se cadastrar gratuitamente na plataforma Eduzz (Link para um novo sítio)
Após o cadastro do seu email, CPF e senha, clique para acessar o curso Nutror (Link para um novo sítio)
Assista aos vídeos dos 7 módulos, que serão lançados semanalmente, conforme o cronograma, e responda uma questão para cada módulo, na própria plataforma.
Veja o vídeo do tutorial de inscrição (Link para um novo sítio)e caso não tenha e-mail, assista o tutorial de como criar o seu email. (Link para um novo sítio)

Saiba mais informações na página do curso Cardápio Escolar Sustentável.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail
: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn