Prefeitura busca parceiros para a construção de novas creches

Empresas da iniciativa privada poderão doar terrenos e edifícios para implementação de centros de educação infantil

A Prefeitura de São Paulo está buscando parceiros da iniciativa privada para a construção de centros de educação infantil em São Paulo. Empresas que possuem terrenos ou edifícios na capital poderão doá-los para a PMSP para a implementação de creches voltadas para crianças com idade entre 0 e 3 anos.

Trata-se do Programa Meu Lugar, uma ação de mobilização conjunta em nome de uma cidade mais humana e educadora. O lançamento ocorreu no dia 10 de março, em um encontro com mais de 100 empresários, com a presença do prefeito Fernando Haddad, da vice-prefeita Nádia Campeão, de Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, que foca no desenvolvimento integral da primeira infância na cidade, do diretor-presidente da São Paulo Negócios, Wilson Poit, e de secretários municipais.

O programa fará uma interface com a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) e com a Secretaria de Infraestrutura Urbana (SIURB), para que o licenciamento da construção das creches e da adaptação das edificações oferecidas seja feito com agilidade e eficiência.

A SEL convidou parceiros do setor imobiliário para cooperarem com a causa. 

A primeira creche, que já está em processo final de aprovação, foi oferecida pela multinacional francesa Carrefour, que ofertou a construção das creches, dadas em regime de comodato para a Prefeitura instalar e realizar a gestão do equipamento.

As empresas também podem fazer doações por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) ou investir na otimização dos espaços que a Secretaria Municipal de Educação (SME) já possui.