CPPU discute projetos de inserção na paisagem urbana

A 24ª Reunião Ordinária da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – CPPU/SMDU, realizada na última quarta-feira, 26 de junho, no Edifício Martinelli, discutiu os processos das intervenções artísticas nas ruas do município.

 

A 24ª Reunião Ordinária da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – CPPU/SMDU, realizada na última quarta-feira, 26 de junho, no Edifício Martinelli, discutiu projetos de intervenção na paisagem urbana do município relacionados a comunicação visual, arte pública e instalações urbanas.

O presidente da CPPU, Daniel Todtmann Montandon, informou que a Prefeitura esta elaborando uma norma interna para aprimorar a análise de processos relacionados à arte pública urbana nos espaços públicos, envolvendo as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Cultura e de Coordenação das Subprefeituras.

Um dos processos analisados foi a instalação provisória de Parklets. A proposta consiste em ocupar duas vagas de estacionamento de veículos em alguns locais da cidade com instalações que permitam a permanência de pedestres em detrimento do automóvel, em duas etapas: a primeira durante 4 dias e a segunda durante 30 dias, esta última com oferecimento de acesso wi-fi e iluminação. A comissão deliberou que os locais não fossem concentrados no centro expandido, mas também em locais na periferia do município, condicionando a aprovação após análise da CET.

Outro projeto analisado foi a intervenção artística em tapume de obras para construção da estação do Metrô na Av. Ibirapuera. No total foram analisados 7 processos.

Todos os processos analisados são votados e deliberados pela comissão. Acompanhe no site a publicação dos despachos dessas deliberações.

Para aqueles que quiserem participar dos próximos encontros, as reuniões acontecem todos os meses e são abertas ao público. Participam do encontro representantes de diversos órgãos da Prefeitura e de entidades da sociedade civil.