Funcionários da Prefeitura ganham ferramenta que facilita consulta ao zoneamento

Modernização do sistema é resultado do trabalho conjunto entre SMDU e PRODAM

O Siszon (Sistema de Zoneamento) é um banco de dados que reúne informações sobre a zona de uso e classificação viária dos lotes urbanos da Cidade de São Paulo. Esse sistema disponibiliza dados de forma automática a outros sistemas da Prefeitura como o SLEA (Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades – Secretaria de Coordenação das Subprefeituras) e o SLC (Sistema de Licenciamento de Construção – Secretaria de Coordenação das Subprefeituras) e facilita o conhecimento das normas urbanísticas pelas secretarias municipais que estejam diretamente relacionadas à aprovação ou construção de projetos.

Desde a mudança da lei de zoneamento em 2004, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Uso do Solo, já tinha a visão de criar um sistema geoespacial que pudesse disponibilizar de forma eficiente as informações de zoneamento.

Em 2009 iniciou-se um trabalho conjunto entre equipes técnicas de SMDU e PRODAM que resultou no primeiro sistema da Prefeitura a trazer informações georreferenciadas, ou seja, os códigos que compunham o sistema alfanumérico de grande porte foram refletidos em uma base geográfica e podem ser visualizados em um mapa digital.

A partir de hoje, 8 de outubro, a SMDU disponibiliza, como produto do georreferenciamento desenvolvido em parceria com a PRODAM, uma ferramenta de uso interno da Prefeitura para consulta e análise dessas informações que permitirá o acesso da camada do zoneamento no Mapa Digital da Cidade (MDC) a todos os técnicos e gestores municipais. A solução tecnológica facilitará o trabalho dos diversos órgãos que dependam de consulta ao zoneamento vigente no desempenho das suas funções.