Seminário da AsBea discute o Novo Plano Diretor

O objetivo foi debater os impactos do Projeto de Lei em São Paulo

Na terça-feira, dia 26 de novembro, a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea) promoveu o seminário Plano Diretor e Novos Empreendimentos em São Paulo. 

Fernando de Mello Franco, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, apresentou o PL 688/13 e afirmou que o objetivo primordial do Novo Plano Diretor é reduzir os desquilíbrios e desigualdades do território paulistano, tornando a cidade mais aprazível e justa para todos seus cidadãos.

A AsBea também apresentou o estudo “O Plano Diretor na prática: O que muda?”, realizado em parceria com escritórios de arquitetura de São Paulo. Cada um deles ficou responsável por ensaiar a aplicação das novas regras e estudar a modelagem dos empreendimentos em diferentes eixos de estruturação urbana.

Foram debatidas também as divergências entre o que estabelece o novo PDE e outros instrumentos legais como a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Além do secretário de Desenvolvimento Urbano, participaram da mesa de debate Paula Maria Motta Lara, secretária de Licenciamento, os vereadores Nabil Bonduki e Police Neto e Cláudio Bernardes, presidente do Secovi. O arquiteto Alberto Botti e Adriana Levisky, diretora da AsBea, foram os mediadores.