Concurso Nacional Ensaios Urbanos: desenhos para o zoneamento de São Paulo é lançado em reunião do CMPU

O objetivo é debater propostas inovadoras de requalificação urbana e promover uma revisão de zoneamento mais democrática

 A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, lançou, na última quinta-feira, dia 28 de novembro, durante a 27ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU, o “Concurso Nacional Ensaios Urbanos: Desenhos para o zoneamento de São Paulo”. O evento, que além do público em geral e profissionais da área, contou com a participação de autoridades e seus representantes, fez parte integrante da programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IAB SP), o Concurso pretende democratizar e requalificar o ordenamento territorial, promovendo um debate participativo na revisão do Zoneamento e um ensaio para as diretrizes que compõem o Plano Diretor Estratégico, mudanças e transformações na cidade. Assim, visa subsidiar a continuação dos trabalhos de revisão do marco regulatório e da política municipal de desenvolvimento urbano.

Ao todo serão contemplados 25 trabalhos, por meio de duas modalidades. A primeira possui cinco categorias que tem como objetivo moldar regras de mobilidade urbana pré-definidas. A segunda, composta por unidades territoriais estipuladas, trabalhará uma remodelagem dos aspectos social, cultural, de história ou paisagem no meio urbano.

A segunda parte do encontro discutiu os assuntos voltados para o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), e a eleição de conselheiros e suplentes para integrar o Grupo de Trabalho Integrado do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Inscrições e todas as demais informações sobre o concurso estão disponíveis em: www.iabsp.org.br/concursoensaiosurbanos.