Por dentro da SEL

Conheça Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador da COMIN

Quais são as competências da COMIN? Quais tipos de projetos são analisados?
O COMIN, como a própria sigla sugere, cuida da análise de projetos de empreendimentos de comércio e indústrias. Analisamos aqui comércios como lojas de departamento, shoppings e restaurantes. Na parte de indústria, há os prédios industriais e também os prédios que são centros de logística, muito importantes em São Paulo. São os entrepostos de carga que são feitos na periferia da cidade, perto das grandes rodovias, para que depois as mercadorias entrem no centro com um sistema de caminhões menores. 

E dentro desse universo, qual o seu trabalho como coordenador?
Na realidade, nós coordenadores precisamos atender a dois tipos de demandas: o primeiro são as demandas externas, que são os processos, os pedidos. A segunda demanda é organizar a coordenadoria, porque você tem um universo muito grande de processos e técnicos que trabalham de diferentes formas. Precisamos organizar isso para que a produção se torne mais eficiente.

Qual é a sua formação? Qual é a sua experiência aqui na Prefeitura?
Eu sou engenheiro civil formado há 34 anos pela Universidade de Mogi das Cruzes. Trabalho na Prefeitura de São Paulo há 32 anos. Também fiz pós-graduação em administração pública.

Desde a criação da Secretaria Municipal de Licenciamento, o que já foi feito? Quais foram os avanços da COMIN?
Desde que a SEL foi criada, aqui no COMIN nós tentamos criar um método de trabalho. Existe uma enorme diversidade de técnicos, eles têm formações diversas e trabalham de maneiras diferentes. Mas somos uma única coordenadoria e precisamos expedir o mesmo documento. Por causa disso, nós concebemos uma cartilha para uniformizar o trabalho, para que todos os técnicos analisem projetos de maneira equivalente. Além disso, também publicamos no site da Secretaria de Licenciamento um Guia de Aprovação de Projetos. Acredito que com essas duas medidas a aprovação de projetos se tornará mais ágil.

Quais são os próximos desafios da COMIN?
Agora que criamos um roteiro de aprovação, melhoramos nossas condições de trabalho com a reforma de nossas instalações, o próximo passo é focar especificamente na produção e buscar resultados.