Jorge Wilheim é homenageado pelo Conselho Municipal de Política Urbana

Como poucos Jorge Wilheim soube pautar sua trajetória profissional conciliando o “homem de idéias” (o pensador) ao “homem da prática” (o implementador). Dedicou 60 de seus 85 anos em torno de idéias capazes de recuperar, preservar e promover a melhoria da qualidade de vida nas cidades, influenciando gerações, não só de arquitetos e urbanistas, mas de geógrafos, engenheiros, sociólogos e demais profissionais.

O Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), em sua 28ª Reunião Ordinária, prestou uma homenagem a Jorge Wilheim. Durante o encontro, realizado no dia 20 de fevereiro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco leu um texto em agradecimento ao urbanista, pela sua inestimável cotribuição.

Wilheim é responsável por um legado de projetos como o Vale do Anhangabaú (1º entre 94 em concurso público para a reurbanização, 1981-91), o Parque Anhembi (1967-73) e o Pátio do Colégio (projeto de reurbanização, 1975). No poder público municipal foi por duas vezes Secretário de Planejamento,onde coordenou a elaboração do Plano Diretor Estratégico vigente, criou o Conselho Municipal de Política Urbana e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano – FUNDURB. Conduziu também a elaboração da atual lei de uso e ocupação do solo e os 31 planos regionais estratégicos das subprefeituras de São Paulo. Além disso, no último ano, contribuiu de forma enérgica na revisão do PDE.

Para ler a homenagem do CMPU à Jorge Wilheim clique aqui.