Equipe da PMSP vai a Portugal conhecer o licenciamento eletrônico

Grupo de trabalho foi a Lisboa avaliar experiência na informatização de processos administrativos

Uma equipe da Prefeitura de São Paulo fez uma visita a Portugal, para conhecer e avaliar a experiência portuguesa na virtualização de processos administrativos e no licenciamento urbanístico informatizado, com vistas a aplicar o modelo nos processos de competência da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL).

Nos dias 17 a 21 de março, o grupo de trabalho visitou as prefeituras de Lisboa, Cascais e Oeiras, ambas na região metropolitana da capital, onde conheceram a transição realizada por essas cidades, que foram bem sucedidas no procedimento de digitalização e desmaterialização de processos de urbanismo.

A equipe também esteve na sede da Mind, empresa que concebeu a solução de digitalização de grandes formatos, que se encontra em funcionamento em vários municípios portugueses. Desenvolveu também a solução para a recepção, em formato digital, de processos de licenciamento.

O investimento em informatização é uma das prioridades da SEL, que tem cerca de 20 mil processos em estoque. Com a digitalização, a análise se tornaria mais ágil e eficaz.

Além da Secretária de Licenciamento e de funcionários da SEL, o grupo também foi formado por representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEMPLA), da PRODAM e das entidades que participam do Plantas Online II, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea), Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon – SP).