Com novo sistema, SEL moderniza procedimentos de licenciamento

A implantação do SISSEL torna a análise de processos mais rápida e eficiente

Desde sua criação, a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) trabalha para modernizar e agilizar os procedimentos de licenciamento e torná-los mais eficientes. Mais um passo nesse sentido foi dado, com a implantação do Sistema SEL (SISSEL).

Desenvolvido por Julio César de Sousa, servidor da SEL, o sistema agiliza o licenciamento de obras, uma vez que reúne de maneira prática todas as informações necessárias para a emissão de um alvará. Tabelas que antes eram feitas manualmente agora são produzidas de modo automatizado e padronizado, o que evita erros e torna a análise mais rápida.

Interligado com o SISACOE e SIMPROC, sistemas da Prefeitura que atualmente são utilizados na aprovação de processos, e com uma interface simples e prática, o SISSEL oferece mais autonomia aos técnicos da secretaria, já que eles mesmos poderão produzir e emitir um alvará. O tempo médio de emissão do documento passa de cerca de seis horas para apenas doze minutos.

O aplicativo também permite que os próprios técnicos possam tramitar processos e documentos para seus supervisores, sem que o processo precise passar pelo expediente, o que antes gerava gargalos que dificultavam o trabalho.

O SISSEL está em sua segunda fase de implantação, funcionando nas divisões SEGUR-2, PARHIS-1, COMIN-2 e em toda a Unidade de Gestão Técnica de Análise (GTEC), que, em quatro meses, reduziu 1570 dos 6000 processos de anistia que estavam em análise, baixando para 4430 o numero de seu estoque.

Em breve, o SISSEL poderá emitir comunique-se para os munícipes e para os correios.