Prefeitura de São Paulo aprova a construção de complexos educacional e cultural na zona leste

Escola e Centro Cultural do Sesi-SP serão instalados em áreas municipais concedidas pelo Município e vão beneficiar milhares de moradores de Itaquera e região


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), aprovou a construção de um complexo educacional e de um complexo cultural - ambos do SESI-SP – que beneficiarão milhares de moradores da região de Itaquera, zona leste da cidade.

Os alvarás foram expedidos pela Coordenadoria de Edificação de Serviços e Uso Institucional (SERVIN), coordenadoria da SMUL responsável pela aprovação de empreendimentos institucionais na cidade, como universidades, museus, hospitais, hotéis e igrejas.

O Complexo Educacional Itaquera terá uma área construída de mais de 13 mil m² e será composto de escola de ensino fundamental e médio - articulado com o ensino técnico - com capacidade para atender mais de 1.500 alunos, além de unidades móveis que vão oferecer cursos profissionalizantes.

Com área construída superior a 4,8 mil m², o Complexo Cultural Itaquera compreenderá um teatro com 420 lugares, uma sala de exposições, uma estação cultural com biblioteca e ainda uma pista oficial de skate de 2 mil m². O palco do teatro será reversível para a área externa e terá condições de oferecer espetáculos para uma plateia ao ar livre de até 5 mil pessoas. Já a pista de skate poderá abrigar competições internacionais.

Os dois complexos serão instalados em áreas municipais próximas à estação de trem e metrô Corinthians-Itaquera. Os terrenos totalizam 61 mil m² de área e o seu uso foi concedido pela Prefeitura de São Paulo por um prazo de 99 anos por meio da Lei 15.878/2013.

Para autorizar a concessão, a Prefeitura de São Paulo considerou os impactos positivos da implantação dos equipamentos para a melhoria das condições de vida e trabalho da população da zona leste, que passará a ter acesso a novas oportunidades de educação básica, formação profissional e estudo das ciências e da matemática, além de diversos bens culturais.