SMUL apresenta a Milão amplo plano de recuperação para o Centro

Delegação italiana conheceu iniciativas como a AIU do Setor Central e Plano de Requalificação Urbana do Parque Dom Pedro II; objetivo do Município é firmar parcerias para a transformação da cidade

Delegação de Milão, IURC Latin America e representantes da Prefeitura estiveram no terraço do Edifício Martinelli

 

Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) recebeu representantes da cidade de Milão para apresentar projetos urbanos que buscam recuperar o Centro da cidade. O encontro contou com a participação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e a rede global International Urban and Regional Cooperation - IURC Latin America.

O evento se iniciou na sala de reuniões da SMUL, no Edifício Martinelli, com uma apresentação técnica sobre iniciativas que visam à transformação da região central. O secretário da SMUL, Marcos Gadelho, destacou a importância de compartilhar experiências para o desenvolvimento urbano e inovação de cidades.

"É prioridade do Município o resgate da região central, nesse sentido diversas ações estão em curso, o Plano de Requalificação Urbana do Parque Dom Pedro II, AIU do Setor Central e o Programa Requalifica Centro que traz incentivos para o restauro e reconversão de prédios icônicos e históricos”, afirmou Gadelho.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) foi representada na reunião pelo chefe de gabinete Rodrigo Ravena. A Pasta, em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), coordenará uma visita da delegação italiana às obras de urbanização e do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú, extremo sul de São Paulo.

“Esta intervenção será significativa para a proteção dos mananciais da cidade. Ela trabalha com o conceito de desenvolvimento sustentável, integrando habitação à proteção ambiental. Será construído um conjunto habitacional no local e continuado o parque linear para proteger o entorno da barragem da represa Billings”, destacou Ravena.

A troca de experiências entre São Paulo e Milão foi intermediada pela IURC Latin America, rede global que proporciona cooperações técnicas, nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e inovação, entre países da América Latina e da União Europeia.

“A parceria entre as duas cidades se deu por interesse mútuo e por elas trabalharem com temas em comum, como projetos urbanos e ações para melhorar drenagem”, declarou Heloisa Barbeiro, gerente da IURC Latin America no Brasil.

“Projetos de regeneração urbana são o foco da cooperação com a cidade de Milão. Em maio fomos à Itália e conhecemos áreas de rios que foram recuperadas. Agora estamos fazendo o mesmo aqui, mostrando à delegação os planos que temos neste sentido para o Centro, como a transformação do Parque Dom Pedro II com infraestrutura e drenagem”, completou Pedro Martin Fernandes, arquiteto e assessor de gabinete da SMUL.

Após a apresentação, os participantes foram convidados a visualizar a cidade de São Paulo do alto, através do terraço do Edifício Martinelli. Em seguida, eles caminharam pela região conhecida como Triângulo Histórico, onde conheceram edifícios icônicos como o Pateo do Collegio.

 

 

 Pateo do Collegio foi um dos edifícios icônicos do Triangulo Histórico visitado pela comitiva

 

Visitas internacionais

A delegação de Milão não é a primeira fora do Brasil que a SMUL recepcionou neste ano. Em setembro, a agência alemã de cooperação técnica Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH esteve em São Paulo para trocar experiências sobre urbanismo e conhecer projetos para o centro da cidade.

Saiba mais aqui