Profissionais de várias áreas se encontram para debater clima e saúde nas grandes cidades

Cerca de 80 pessoas se reuniram, nos dias 9 e 10, para propor soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores das metrópoles

Advogados, engenheiros, médicos, meteorologistas, fisioterapeutas, pesquisadores e profissionais de diversas outras áreas se reuniram, no último final de semana (dias 9 e 10) para discutir o impacto das mudanças climáticas na saúde dos moradores das grandes cidades. O workshop "Clima e Saúde" aconteceu na Faculdade de Medicina da USP, organizado pela própria instituição, com o apoio da Prefeitura de São Paulo.

O principal objetivo do encontro foi de preparar a cidade para a Rede C40 - Large Cities Climate Leadership Group, que acontecerá entre 31 de maio e 3 de junho, no WTC Sheraton Hotel.

No sábado, Carlos Kendi, presidente do Comitê Gestor da C40, deu a largada para o encontro de prefeitos das maiores cidades do mundo. "Hoje, começamos a C40. Esse é um evento da cidade de São Paulo".

Já no domingo, divididos em grupos temáticos Água, Ar, Solo, Clima, Mobilidade e Resíduos Sólidos, os participantes apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos no dia anterior. Em exposições bem elaboradas, os grupos mostraram os problemas causados pelo aquecimento global e poluição e seus impactos na saúde das pessoas, além de indicarem possíveis soluções para estes problemas.

Inserção de áreas verdes nas cidades e a gestão do espaço urbano; estímulo ao transporte público para reduzir a emissão de gases poluentes, redução do uso de combustíveis fósseis e coleta eficiente de resíduos, aliada à educação ambiental, foram algumas das propostas discutidas pelos grupos de trabalho.

O resultado das discussões será reunido em um documento a ser divulgado durante a reunião da Rede C40.