Prefeitura avalia uso de ônibus híbrido

O sistema híbrido proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apresentou um novo protótipo de ônibus híbrido que será testado em duas fases, a primeira até o início de novembro e a partir de março de 2011 ficará circulando nas ruas de São Paulo por seis meses.

Desenvolvido pela Volvo, o veículo carrega dois motores: um impulsionado a biodiesel e outro a eletricidade. Ambos funcionam em paralelo ou de forma independente. O sistema híbrido proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%.

O motor elétrico do ônibus híbrido é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora. Ele também gera energia durante as frenagens. Já o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.

Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor a diesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor movido a diesel se apaga completamente.

O sistema híbrido proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.