Trólebus são substituídos por modelos mais modernos

A partir de 2009, foi iniciado o programa de substituição dos 140 trólebus mais antigos da frota

A cidade de São Paulo conta com uma frota de 200 trólebus, que percorrem 137 quilômetros de cabos. Os veículos circulam em 11 linhas, a maioria na Zona Leste da Cidade. Em 2009, a Prefeitura iniciou um programa para substituir os 140 trólebus mais antigos da frota. Até o momento, 11 veículos novos já estão em operação.

Além disso, a SPtrans está trabalhando, junto com a Eletropaulo, no desenvolvimento de um novo sistema de alimentação elétrica em corrente alternada, para substituir as caras estações retificadoras e diminuir o custo total do sistema de alimentação elétrica.

Também está em andamento um processo de transferência de manutenção da rede elétrica dos trólebus, passando da Eletropaulo para a Prefeitura, que ficará responsável pela revitalização de toda a rede.

O trólebus é um modelo de veículo de transporte coletivo concebido na primeira metade do século passado. Hoje, são vistos como uma alternativa de transporte público ambientalmente mais eficiente, uma vez que são movidos a eletricidade e não emitem poluentes. Também em termos de poluição sonora, são melhores do que os ônibus convencionais, já que o motor é mais silencioso, trazendo mais conforto para os passageiros e menos barulho para a cidade.