Emissômetro permite acompanhar ganho ambiental em tempo real

Os índices podem ser acompanhados através do site da SPtrans, segundo a segundo

Desde janeiro de 2005, deixaram de ser emitidos mais de 6 mil toneladas de gases poluentes na atmosfera, a partir do programa de renovação da frota paulistana de ônibus pela Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans. Dos cerca de 15 mil ônibus em circulação no sistema de transporte público da capital, 9.100 são novos (60% da frota).

Em 2005, o acumulado de poluentes despejados na atmosfera pela frota paulistana foi de 14.760 toneladas. Desde então, os coletivos novos reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO) em quase 50% e de material particulado em aproximadamente 80%, conforme taxas médias aferidas nos veículos. Os índices podem ser acompanhados em tempo real no Emissômetro - www.sptrans.com.br/sptrans acao/emissometro.aspx - instrumento que permite o acompanhamento, segundo a segundo, dos ganhos ambientais obtidos com a redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Todos os ônibus do transporte coletivo urbano da capital passam por vistorias semestrais para checagem da manutenção, conservação e a emissão de fumaça. Qualquer carro que for reprovado na vistoria fica impedido de circular até que o problema seja corrigido. Além dessa vistoria, todos os carros também passam pela Inspeção Veicular Ambiental.