Biocombustível é a aposta para melhorar a qualidade do ar

Chamado diesel verde, o combustível adiciona 10% de diesel renovável a 90% de óleo diesel comercial

São Paulo está testando ônibus movidos a biodiesel. O combustível mais limpo é uma mistura de diesel com um biodiesel retirado da cana de açúcar e que vem sendo desenvolvido pela Amyris Brasil. Chamado diesel verde, o combustível adiciona 10% de diesel renovável a 90% de óleo diesel comercial. Segundo os fabricantes, essa mistura irá gerar uma economia de combustível de até 10%, além de reduzir em 35% a emissão dos gases do efeito estufa.

Além disso, a SPTrans vem adotando a reorganização do sistema de transporte, que otimiza o uso da frota com consequente aumento da velocidade e menor consumo de combustível.

Outro fato importante é a renovação da frota do sistema, pois são retirados de circulação os ônibus mais antigos, e incluídos novos ônibus com tecnologias modernas que apresentam menores níveis de emissões. Dos cerca de 15 mil veículos da frota, 9.100 são novos, representando 60%. Esses coletivos novos reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO), conforme taxas médias aferidas nos veículos.

Todos os ônibus do transporte coletivo urbano da capital passam por vistorias semestrais para checagem da manutenção, conservação e a emissão de fumaça. Qualquer carro que for reprovado na vistoria fica impedido de circular até que o problema seja corrigido. Além dessa vistoria, todos os carros também passam pela Inspeção Veicular Ambiental.