Túnel Ayrton Senna recebe iluminação com LED

Nova tecnologia deve reduzir em torno de 80% no consumo de energia

Através do convênio entre Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a AES Eletropaulo está substituindo todo o sistema de iluminação do túnel Ayrton Senna por lâmpadas LED. Essa é a tecnologia mais moderna para iluminação e possibilitará uma redução superior a 80% no consumo de energia. A distribuidora está investindo R$ 6,2 milhões na ação. A concessionária pretende finalizar o projeto até o dia 25 de janeiro de 2011, data do aniversário da cidade de São Paulo.

O Ayrton Senna é o primeiro túnel da região metropolitana de São Paulo a ter lâmpadas LED. O projeto de eficiência energética também engloba a construção de uma nova rede de fornecimento de energia elétrica para a iluminação do túnel. Essa ação visa prevenir o furto de lâmpadas e cabos no local, minimizando as interrupções por falta de energia. E, ainda, a entrada e saída do túnel, bem como o monumento em homenagem ao piloto Ayrton Senna receberão uma iluminação especial, valorizando a arquitetura local.

Atualmente o sistema de iluminação do Túnel Ayrton Senna, em ambos os sentidos, é composto por cerca de 3.000 projetores nas potências 150, 250 e 400 watts, equipados com lâmpadas a vapor de sódio.

Sobre a AES Eletropaulo

Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo – incluindo a capital – que, juntos, abrigam uma população de 16,5 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 6 milhões de unidades consumidoras. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.