Multas ambientais alimentam Fundo Verde para renovação da frota

Vinculado à SVMA, o fundo vai destinar recursos para projetos que visem diminuir a poluição emitida pelos veículos e as emissões de gases de efeito estufa

Um acordo entre a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) vai permitir que o valor das multas pagas pelos veículos que não fizeram Inspeção Veicular Ambiental seja destinado a um “Fundo Verde”.

O Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vinculado à SVMA, vai destinar esses recursos para projetos da SMT que visem diminuir a poluição emitida pelos veículos e as emissões de gases de efeito estufa.

Atualmente, a SMT, por meio da SPTrans, está testando três tipos de ônibus com combustíveis alternativos ao diesel: movidos a etanol, a biodiesel de cana-de-açúcar e um híbrido (impulsionado com biodiesel e eletricidade).

Só será possível avaliar a diferença de preço e o valor do investimento entre os ônibus a diesel e os modelos sustentáveis depois da conclusão dos testes. Os estudos estão avaliando as vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas.