CIDADE DE SÃO PAULO SE PREPARA PARA A COP-15

 

 

Shows, debates sobre as leis municipal e estadual do clima, exibição de filmes, documentários, instalações multimídia e outras atividades preparam o espírito do paulistano para a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), em Copenhague.

A Prefeitura e a sociedade civil organizada programaram uma série de eventos que se iniciam hoje, com a realização do II Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas e prossegue pelo mês de dezembro. São boas oportunidades para se informar e acompanhar este momento global importante. A expectativa para a COP-15 é que novo arranjo para o enfrentamento das mudanças climáticas seja acordado, embora governos de países que emitem quantidades significativas de gases de efeito estufa não tenham sinalizado proposições concretas de redução, e sim apenas intenções.

O II Encontro sobre Mudanças Climáticas - São Paulo Rumo a Copenhague traçará um panorama sobre as ações que a Prefeitura e o Estado de São Paulo já implementaram e implementarão no sentido de mitigar o aquecimento global e a mudança climática. O diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre, abordará o tema Mudança Climática e Cidades. O II Encontro acontece no período da manhã, das 9h às 11h30, no Teatro Paraiso (Rua Apeninos 614 – Campus UNIP Paraiso), e é aberto ao público interessado.

Durante o evento será distribuída a publicação São Paulo e a mudança do clima, que reúne as ações da Prefeitura de São Paulo para mitigar o aquecimento global e também depoimentos de pessoas que colaboram em seu dia a dia para melhorar a situação. A tiragem é limitada (acesse aqui a versão online, em arquivo pdf).

A Prefeitura de São Paulo sancionou, em junho de 2009, a Lei Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia, que estabelece como meta para 2012 a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa na cidade. De 2005 até hoje, a cidade já conseguiu reduzir em cerca de 20% suas emissões com o funcionamento de duas usinas de biogás nos aterros sanitários Bandeirantes e São João, localizados respectivamente nas zonas norte e leste da cidade. Esta é uma performance inédita. Países como Inglaterra e Alemanha vêm prometendo este desempenho para 2015 ou 2020.

Foi constituído um comitê específico para acompanhar a implantação das medidas previstas na Lei Municipal de Mudança do Clima, a qual prevê, entre muitos pontos, priorização dos coletivos, estímulo ao uso de meios de transporte com menor potencial poluidor, monitoramento e armazenamento de cargas privilegiando o horário noturno, implantação de corredores de ônibus, redução progressiva do uso de combustíveis fósseis, estabelecimento de programa obrigatório de coleta de resíduos, exigência de obediência a critérios de eficiência energética, sustentabilidade ambiental e eficiência de materiais em novas construções, entre muitos outros pontos.

Também hoje, no período da tarde, acontecerá no mesmo local, mas apenas para convidados, o Workshop Participatório Programa Megacidades, promovido pelo INPE e pela Unicamp. O estudo, liderado pelas duas instituições, mapeia a vulnerabilidade nas duas megacidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e as tomadas de decisão do Plano Nacional e Planos Estaduais de Mudanças Climáticas. O objetivo deste workshop é apresentar os resultados obtidos nos Painéis de Especialistas realizados em julho deste ano nas duas cidades.

 


COPENHAGEN É AQUI!


Desde ontem acontece na Matilha Cultural ampla programação em parceria com entidades da sociedade civil e coletivos de arte, criando um espaço físico e cultural para discussão sobre aquecimento global. Entre as atividades estão exibição gratuita de filmes, exposições e eventos diversos para discutir, através da arte e de ações com o público, soluções voltadas para a redução do impacto ambiental das práticas cotidianas.

Até 20 de dezembro o paulistano confere exposições de fotos, debates, instalações de arte e ações urbanas, podendo compartilhar instrumentos imediatos, coletivos ou não, para se tornar um agente transformador da sociedade. A iniciativa está alinhada com a campanha TictacTictac – hora de agir pelo clima, coalizão global voltada para a COP 15.
 
A mostra de filmes conta com exibições do documentário ficcional “A Era da Estupidez” (2008), o primeiro longa-metragem blockbuster sobre mudanças climáticas que mostra um mundo devastado em 2055 e reflexões sobre porque nada foi feito para impedir a destruição, a partir de imagens de arquivo do ano de 2008.
  
Na mostra Tudo é Energia, Nada é Lixo, o uso de resíduos em geral é a matéria-prima para intervenções artísticas multimídia que vão ocupar os diferentes espaços da Matilha. A curadoria teve a colaboração do artista Binho Ribeiro.
O inventor Arnaldo Pandolfo, irmão mais velho da dupla OSGEMEOS e responsável pela parte mecânica de diversas engenhocas expostas pelos grafiteiros, apresenta um buquê de flores de metal. Dono de um acervo de peças coletadas na rua, em ferros velhos, brechós e desmanches, Arnaldo atualmente está desenvolvendo um carro na sua oficina e já criou uma bicicleta para pedalar deitado.
Sob o lema Obra Sem Sobra, Márcia e Sérgio Prado, da ONG Curadores da Terra, desenvolveram biombos de mais de três metros de altura. Usando como suporte vários pallets - estrutura de polipropileno usada para transportar garrafas e latas em supermercados – decorados com resíduos, a dupla traz um exemplo de lixo zero e arte sustentável.
No próximo domingo, dia 29/11, o Parque Ibirapuera abrigará um enorme urso inflável de 12m x 12m, ação da campanha Um Grau a menos – One Degree Less, promovida pelo Green Building Council Brasil, ONG criada com a missão de incentivar a construção sustentável no país. A campanha, apoiada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, visa ajudar a diminuir a temperatura de forma bastante simples nas chamadas ilhas de calor, promovendo os chamados cool roofs, ou seja, telhados que captam menos o calor do sol e, assim, auxiliam na redução da temperatura local e até do consumo de energia.
Dados da Lawrence Berkeley National Laboratory, apoiadora da campanha, mostram que pintando estes tetos com um material branco ou claro, diminuem-se sensivelmente os efeitos da incidência solar. Os pesquisadores do LBNL estimam que a pintura com cores brancas, tanto em pavimentos quanto em tetos, nas regiões temperada e tropical, podem gerar uma compensação equivalente de 44 bilhões de toneladas de CO2 emitido, cujo valor é da ordem de US$ 1,1 trilhão à razão de US$ 25 a tonelada.

A cerimônia de lançamento acontecerá no Ibirapuera, próxima ao Auditório, das 11h às 12h, com a presença de autoridades, representantes de ONGs e entidades.

 


TÔ NO CLIMA


No dia 06/12, domingo, o Auditório do Parque Ibirapuera abriga a programação Tô no clima, promovida pela campanha TicTacTicTac. As atividades incluem pocket shows, exibição de videoclipes, gravação de depoimentos para a campanha 1 Minuto pelo Clima, oficinas, atividades para crianças, performances, exibição de depoimentos de lideranças globais, entre muitas outras atrações. Este será o maior evento de mobilização da campanha TicTacTicTac, aliança inédita da sociedade civil global formada com o objetivo de pressionar governos de todo o mundo para que estabeleçam metas ambiciosas e justas para a redução de emissões de gases de efeito estufa. O evento acontece na véspera do inicio da COP-15, das 10h às 14h, no Parque Ibirapuera. Eventos similares estarão acontecendo pelo mundo, como The Wave (caminhada na região central de Londres) e The Himalaians (show em Nova Delhi).

A realização é da Campanha TicTacTicTac, formada, entre outras, por Vitae Civillis, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Ethos, WWF, Oxfam, Observatório do Clima.

Dia 12 de dezembro é dia de mobilização global contra o aquecimento, que será marcado em São Paulo com um mural com mensagens para quem está na COP-15, cuja confecção será organizada pela Campanha TicTacTicTac. O mote é "O mundo quer um acordo pra valer". Qualquer pessoa pode participar, das 12h às 18h, na calçada do Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), na Av. Paulista, em frente ao MASP.

No dia 13/12, haverá show gratuito para sensibilizar as pessoas em relação aos direitos animais e à preservação do planeta, no próximo dia 13 de dezembro, no Parque da Independência (Museu do Ipiranga), a partir das 11h. Grandes nomes da música brasileira, como: Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Fernanda Porto, Projeto Pequeno Cidadão, Palavra Cantada, Banda Stevens, Robson Miguel, Fernando Anitelli, Gabriela Veiga, Galdino Octupus e Willians Marques (Teatro Mágico) já estão confirmados. A atriz Gabriela Duarte também estará presente para chamar a atenção sobre a necessidade de mudarmos nossas atitudes.

O paulistano pode também participar de duas campanhas, mandando seu recado aos governantes: 1 minuto pelo clima e Vote pelo Planeta.

- Campanha 1 minuto pelo clima = em apenas 1 minuto é possível mandar um recado importante para o governo brasileiro sobre o nosso futuro. Envie seu depoimento sobre o que Brasil deve apresentar em Copenhague, em dezembro desse ano, quando deverá ser estabelecido um acordo climático para a redução das emissões de gases de efeito estufa e adoção de medidas de adaptação as alterações climáticas. Basta fazer um vídeo de até 1 minuto, com seu celular, filmadora ou webcam, e inserir no youtube usando a tag 1minutopeloclima. Seu vídeo vai aparecer automaticamente na plataforma da campanha 1 minuto pelo clima (saiba mais em http://www.minutopeloclima.org.br/1-minuto-pelo-clima/ )

- Campanha Vote pelo Planeta = campanha da WWF lançada em novembro, com eleição mundial simultânea. No site do WWF-Brasil há um mapa mundi onde é possível se cadastrar e ver quem já votou, onde estão as pessoas e os comentários de cada um (saiba mais em: http://www.wwf.org.br/informacoes/especiais/vote_pelo_planeta/de_seu_voto/ )

 


Programe-se:
II Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas e Workshop Participatório Megacidades pelo Clima
Data: 26/11
Horário: 9h as 11h30
Local: Teatro Paraiso – Rua Apeninos 614 – Campus UNIP Paraiso
Inscreva-se: 11 3286 0663

Copenhagen é aqui
Matilha Cultural
R. Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel. 3256 2636
Saiba mais: www.matilhacultural.com.br

Lançamento da Campanha One Less Degree
Data: 29/11
Horário: 11h às 12h
Local: Parque Ibirapuera, próximo ao Auditório
Saiba mais: www.gbcbrasil.org.br

Tô no Clima
Data: 06/12
Horário: 10h às 14h
Local: Auditório do Ibirapuera (Parque Ibirapuera, Portão 3)
Saiba mais: www.tictactictac.org.br

Action Day – O mundo quer um acordo pra valer
Data: 12/12
Horário: 12h às 18h
Local: Calçada do Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), na Av. Paulista, em frente ao MASP
Saiba mais: www.tictactictac.org.br

Anda – Música e Consciência Pelos Animais, pelo Planeta
Data: 13/12/09
Horário: a partir das 11h
Local: Parque da Independência (Museu do Ipiranga) - São Paulo / SP
Entrada Gratuita
Idealização: ANDA Realização: ANDA e Prefeitura de SP
Saiba mais: www.anda.jor.br   

 

acesse:

Boletim com a programação  

São Paulo e a mudança no clima