Restauração de mais uma estufa do Viveiro Manequinho Lopes é entregue junto com lançamento de manual de jardinagem

 


A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e o Itaú Unibanco realizam, no dia 23 de janeiro, na serraria do Parque Ibirapuera, em São Paulo, cerimônia para entrega da restauração da Estufa 3 do Viveiro Manequinho Lopes, resultado de uma iniciativa do banco, que doou a reforma para contribuir com a preservação das áreas verdes da capital paulista.
Junto à entrega da obra, também será lançado o livro "Curso Municipal de Jardinagem", da escola Municipal de Jardinagem da Prefeitura de São Paulo, em comemoração aos 35 anos das aulas de jardinagem ministradas no Parque Ibirapuera. A cerimônia que marcará os dois eventos terá inicio às 10h da manhã do sábado, e contará com a presença de autoridades do Município e convidados do banco.


O Viveiro Manequinho Lopes foi criado há cerca de 80 anos por Manoel Lopes de Oliveira Filho, funcionário público e entomólogo que, sem saber, cultivou o embrião do parque que se tornaria parte da história da cidade e símbolo verde de São Paulo - em 21 de agosto de 1954, foi criado o Parque Ibirapuera, com 1.800.000 m², em torno do Viveiro Manequinho Lopes. Atualmente, o Viveiro conta com nove estufas em atividade, utilizadas na produção de arbustos, herbáceas, plantas de interior, confecção de vasos e jardineiras que contribuem para a preservação e conservação das áreas verdes de São Paulo.


Durante a obra de revitalização da estufa 3 do Viveiro Manequinho Lopes, identificou-se que a estufa original havia sido importada da Europa, no início do século XIX, dando ainda mais valor ao trabalho de restauração do Viveiro. A obra doada pelo banco foi iniciada em novembro de 2009 e concluída neste ano. Com a entrega desta estufa, serão três já restauradas neste Viveiro.


A restauração da Estufa 3 do Viveiro está alinhada com o foco do Itaú Unibanco em Sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento ambiental nas cidades onde está presente. Outros projetos em prol da comunidade viabilizados pelo banco em São Paulo são o Parque Mario Covas, a Praça Victor Civita, a manutenção do Parque Lina e Paulo Raia e o Projeto Passarela Verde. Com essas iniciativas, o Itaú Unibanco busca contribuir com a qualidade de vida das comunidades, que ganham mais espaços verdes e preservados.


O Viveiro Manequinho Lopes é aberto à visitação pública e mantém também serviços de visitação monitorada. Os interessados podem solicitar o agendamento da visita de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, pelo endereço depave2@prefeitura.sp.gov.br. Mediante a marcação, as visitas podem ser realizadas também aos sábados e domingos. Durante o passeio, são abordados conceitos ecológicos e diversidade da flora e fauna locais. A duração das visitas varia de acordo com o perfil do grupo interessado.


Já o Curso Municipal de Jardinagem, que existe desde 1975 e originou a publicação "Curso Municipal de Jardinagem", já entregou, até o ano passado, mais de 14.000 certificados para alunos de públicos variados - jardineiros em busca de formação, donas de casa, arquitetos, biólogos e artistas plásticos. O livro, que aborda conteúdos como botânica, solos, gramados, hortas, floríferas, arbustos e evolução de jardins, tem tiragem limitada e será distribuído apenas no dia 23. As inscrições para ter acesso ao curso são feitas pessoalmente às sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Escola Municipal de Jardinagem, Prédio da Administração do Parque Ibirapuera (Fone 5574.0705 / 5539.5291).


Após a solenidade de entrega da estufa e do lançamento da publicação, haverá ainda o descerramento da placa de identificação da reforma, que acontecerá na própria estufa. Na sequência, haverá ainda a visita monitorada com os presentes.


Serviço:
Entrega de restauração da Estufa 03 do Viveiro Manequinho Lopes e lançamento do livro "Curso Municipal de Jardinagem"
Data:
23/01/2009
Horário: 10h
Local: Serraria do Parque Ibirapuera