Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

 convite inaugurção centro

 

 

São Paulo ganha primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

No próximo sábado, 7 de agosto, São Paulo vai passar a sediar o primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da cidade (CRSANS-BT), localizado no Parque Raposo Tavares, no Butantã. No mesmo dia será entregue um Telecentro, que ficará dentro do espaço e permitirá o acesso da comunidade à internet. O objetivo do CRSANS é funcionar como um ponto multiplicador de discussões e um local de atividades relacionadas à segurança alimentar e nutricional, que envolvem inclusão social e conscientização ambiental da comunidade.

O evento de inauguração contará com a apresentação de um grupo de dança, seguido da cerimônia de entrega do espaço e uma série de atividades que darão início à programação diária do local - oficina de avaliação nutricional, oficina de plantio em pequenos espaços, degustação de barras de cereais artesanais e oficinas de artesanato. Também estará à disposição uma exposição fotográfica e um vídeo com a trajetória do Centro de Referência, que passou por algumas fases antes de ser oficialmente entregue à comunidade.

A idéia é transmitir os conceitos e técnicas relacionados a cultivo de alimentos saudáveis e de nutrição, para que os freqüentadores levem o conhecimento para casa e disseminem o que aprenderam.

No dia da inauguração do espaço e nas primeiras semanas de operação, o Telecentro disponibilizará uso livre da internet aos interessados, até fazer o levantamento das principais necessidades da comunidade e assim elaborar uma grade de cursos e atividades.

Segurança Alimentar no Brasil

A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano e, segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), cabe ao poder público assegurá-lo. Para garantir a segurança alimentar e nutricional, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) adota políticas de ampliação do acesso aos alimentos, combinando programas e ações de apoio à agricultura tradicional e familiar de base agroecológica e cooperativa, além da implantação de uma ampla Rede de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Dentro desse propósito, as políticas públicas garantem o acesso regular e permanente a alimentos (inclusive a água) de qualidade e em quantidade suficiente para uma vida saudável. Essas políticas estão voltadas a todos os cidadãos, particularmente a população em situação de vulnerabilidade social e os povos e comunidades tradicionais.

 

A atuação do MDS segue as diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), definidas pela Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A coordenação intersetorial e o monitoramento da PNSAN são responsabilidades da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), órgão integrante do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), também composto pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelas Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Serviço

 

Inauguração do primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã

Data: 07/08

Hora: 9h

Local: Rua Nella Murari Rosa, 40 (dentro do Parque Raposo Tavares)