Você conhece o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo?

Os parques naturais são áreas importantes de preservação ambiental inseridas em meio urbano. Conservando e enriquecendo nossa biodiversidade, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo é o único da zona leste da capital e está localizado no interior da área de proteção ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo, uma unidade de conservação de uso sustentável gerida pela Fundação Florestal do estado.

Administrado pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC), departamento da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o PNMFC foi a primeira unidade de conservação integral instituída em meio urbano e compõe o maior remanescente de Mata Atlântica da zona leste do município.

Tangará-dançarino, sanhaçu-de-encontro-azul, papagaio-verdadeiro, borralhara-assobiadora, curiango-do-banhado e jacuaçu são algumas espécies da fauna presentes no local. Inaugurada em janeiro deste ano, a nova sede administrativa do espaço é o primeiro prédio municipal sustentável da Cidade de São Paulo.

Projetada pela equipe técnica da SVMA, a sede está entre as iniciativas selecionas na chamada pública de Boas Práticas da Agência Ambiental na Administração Pública (A3P), política do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a ONU Meio Ambiente.

Por ser uma Unidade de Conservação Integral (UC) não é permitido visitação pública. É possível visitá-lo apenas mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 5187-0321. A DGUC administra outros cinco parques naturais localizados na zona sul do município – Bororé, Cratera de Colônia, Itaim, Jaceguava e Varginha.

SERVIÇO:
Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera
Informações: telefone (11) 5187-0321/0322.