Prefeitura abre o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

É o primeiro PNM na Zona Leste, que tem a maior área remanescente de Mata Atlântica

Fotografia de diversas pessoas andando em uma trilha. No centro da imagem existe um arco feito em madeira com a frase "Trilha da preguiça" escrita na cor branca. No fundo na imagem é possível uma parta da mata contida na trilha.

A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), abriu ao público, nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, as instalações do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, Unidade de Conservação com acesso restrito, até a data. A iniciativa faz parte de projeto-piloto de abertura gradual dos espaços naturais, que prevê a abertura semanal de cinco Parques Naturais Municipais.

Tamires Carla de Oliveira, Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI) da SVMA, comemorou a entrega do parque. “É uma grande conquista para a população e para a SVMA, pois afirma a política ambiental que começou há dois anos na cidade. Para a prefeitura, é relevante São Paulo colocar a questão ambiental abrindo uma unidade de conservação ao público. É um espaço de lazer para se contemplar a natureza”, destacou.

A contemplação está diretamente ligada aos remanescentes de vegetação de seu entorno, favorecendo sua conservação e criando um Corredor Ecológico Urbano que a liga à região das nascentes do rio Aricanduva. Anita Correia de Souza Martins, diretora da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC), também salientou a importância da abertura do parque. “As pessoas vão conhecer e participar de um ambiente educativo voltado à conservação da natureza, ao realizar a trilha”, falou. Helen Evelin de Souza, gestora do PNM Fazenda do Carmo, festejou: “É uma felicidade imensa ver o parque aberto à população, um sonho antigo que se realiza”.

Casa Sustentável
O arquiteto Lucas Lavecchia, responsável pelo projeto da sede sustentável, ressaltou. “Essa construção tem dois objetivos: ambiental e pedagógico. Na parte ambiental, mostramos que não podemos mais construir desmatando a vegetação. Tem que se adequar e entender o que a natureza pode nos oferecer, como ventilação cruzada, captação das águas da chuva e da energia solar, colocando em evidência a biodiversidade, a natureza e as questões ambientais. O segundo aspecto é pedagógico: a edificação sustentável nos ensina a mudar o comportamento perante a natureza”, lembrou.

Eduardo Dallastela, encarregado de manutenção e manejo, mostrou-se emocionado. “Por 14 anos que eu vi crescer esse lugar. É uma ótima alternativa para as pessoas, não só da Zona Leste, virem conhecer toda essa infra-estrutura criada. É um lugar a mais para se contemplar com a natureza”.

O parque possui os seguintes atrativos e equipamentos:
- Trilha da Preguiça;
- Área aberta para piquenique;
- Biblioteca comunitária
- Banheiros. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;
- Administração, com destaque sua construção com projeto arquitetônico sustentável;
- Estacionamento para carro

SERVIÇO: 
Visitação ao Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Data: a partir do dia 4 de fevereiro (às terças-feiras - não abre nos fins de semana e feriados)
Horário: das 8h às 17h
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera, São Paulo – SP

Programação:

JANEIRO
DIAS
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO
PARQUES Jaceguava Itaim Varginha Bororé

Fechados Manutenção

Parques Abertos Parques Abertos
FEVEREIRO
  Jaceguava Itaim Varginha Bororé Fechado Manutenção Parques Abertos Parques Abertos
    Fazenda do Carmo       Fechado Fechado

Parques Naturais na Zona Sul
A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) iniciou em janeiro de 2020 um projeto de visitação piloto aos Parques Naturais Municipais (PMNs), até então fechado à população, com ingresso apenas mediante agendamento prévio.

O primeiro PNM aberto foi o Itaim, no dia 14 de janeiro, e teve 690 visitações. No dia seguinte, foi a vez do PNM Varginha, com 369 pessoas. No dia 16 de janeiro, o PNM Bororé teve 57 visitantes. O último dos quatro Parques Naturais Municipais da Zona Sul abertos foi o PNM Jaceguava, no dia 20 de janeiro, com 10 acessos.


SERVIÇO:
Visitação ao Parque Natural Municipal Itaim
Data: Todas as terças-feiras, finais de semana e feriados
Horário: 8h às 17h
Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 - Parelheiros, São Paulo – SP


Visitação ao Parque Natural Municipal Varginha
Data: Todas as quartas-feiras, finais de semana e feriados
Horário: 8h às 17h
Local:
Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200 – Chácara Santo Amaro – Grajaú, São Paulo - SP
 

Visitação ao Parque Natural Municipal Bororé
Data: Todas as quintas-feiras, finais de semana e feriados
Horário:
das 8h às 17h
Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé, Distrito de Grajaú.
 

Visitação ao Parque Natural Municipal Jaceguava
Data: Todas as segundas-feiras, finais de semana e feriados
Horário:
8h às 17h
Local: Av. do Jaceguava, próximo ao nº 1100 - Bairro Jaceguava – Parelheiros, São Paulo - SP