SVMA se reúne com Conselho Gestor do Parque do Carmo para discutir melhorias para a área verde

Diversos reparos foram feitos no local e ampla revitalização está planejada

Na semana passada o Conselho Gestor do Parque do Carmo foi recebido por equipes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para um encontro que teve como objetivo discutir ações de melhorias para a área verde localizada na zona leste da capital.

Além dos conselheiros também participaram da reunião representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de empresas terceirizadas de manejo e vigilância que atuam no local.


Na ocasião, a administração do parque apresentou relatório com alguns avanços já realizados: energia, vigilância, manejo e manutenção de banheiros, alamedas, bebedouros, telhados, churrasqueiras.

Com as melhorias efetuadas na rede elétrica e com as constantes vistorias no local, atualmente o parque está mais iluminado. Na questão da vigilância foi feita uma redistribuição das guaritas e aumento do número de agentes ciclistas da GCM que passou de dois para quatro por dia, além de um ônibus fixo para garantir maior segurança aos frequentadores. Diversas áreas que necessitavam de roçagem e aperfeiçoamentos foram restauradas e devolvidas à circulação dos munícipes.

Entre as obras realizadas destacam-se: trabalho de manejo e recuperação das áreas e alamedas, revitalização do playground, reformas no guarda-corpo dos lagos, nos bancos, banheiros, bebedouros, reabertura do Museu do Meio Ambiente e do bosque de leitura e a criação da sala de exposição.

Além disso, um amplo projeto de requalificação e modernização está em andamento e tem como diretriz principal manter a característica histórica do parque e sua paisagem. As obras preveem melhorias físicas em suas estruturas, como:

  • Requalificação dos acessos;
  • Estacionamentos;
  • Edificações e sanitários;
  • Ciclovia;
  • Mirante do anfiteatro;
  • Implantação do núcleo esportivo (campo, quadras, vestiário e pista de corrida);
  • Enterramento da rede elétrica;
  • Iluminação pública;
  • Reservatório de água;
  • Parquinho naturalizado;
  • Comunicação visual;
  • Mobiliário.

A licitação do projeto básico e executivo foi finalizada e atualmente a equipe da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) prepara os materiais técnicos para iniciar a concorrência para execução das obras dentro dos parâmetros da nova lei de licitações.

 

Conheça o Parque do Carmo

O Parque do Carmo está localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho. Foram mantidos do lugar original a sede, em arquitetura colonial, um conjunto de lagos e toda a área ajardinada.

Abriga o Bosque das Cerejeiras e monumentos ligados à imigração japonesa como referências culturais da cidade e por conta disso sedia a tradicional “Festa das Cerejeiras” todos os anos.

Foram registradas 193 espécies de fauna, sendo 164 vertebrados e 29 invertebrados, destacando-se 25 tipos de borboletas. Dentre os vertebrados, 11 espécies de répteis, oito de mamíferos e 145 de aves. A flora contempla 147 plantas vasculares. 

 

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (Parceria em prol de metas).

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais