Projeto de requalificação é apresentado ao Conselho Gestor do Parque do Carmo

Espaço terá diversas melhorias, trazendo modernidade às instalações, mas mantendo características históricas e sua paisagem como elementos significativos de preservação e conservação

No primeiro dia de julho, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), apresentou ao Conselho Gestor do Parque Municipal do Carmo o plano de requalificação do local, situado na zona leste.

Neste encontro, foram explicadas as fases de planejamento, incluindo os estudos técnicos que deram origem à elaboração do projeto básico e executivo para o parque. Foi evidenciado o conceito da proposta, suas diretrizes urbanas e arquitetônicas, a importância da área e de suas edificações, sobretudo, seus aspectos históricos e paisagísticos.

Os conselheiros conheceram todos os detalhes e suas especificidades, contando com um debate acerca das necessidades de melhorias dos espaços livres, dos equipamentos de uso coletivo, das infraestruturas, dos novos mobiliários e da reforma das edificações que buscam manter as características originais de sua arquitetura.

Foram discutidas as particularidades de requalificação dos novos acessos; estacionamentos; edificações e sanitários; ciclovia; mirante do anfiteatro; implantação do núcleo esportivo contendo: campo, quadras, vestiário e pista de corrida; enterramento da rede elétrica; iluminação pública; reservatório de água; parquinho naturalizado; comunicação visual e a nova linha de mobiliário urbano.

A proposta na área verde propõe um amplo projeto de modernização de suas instalações, mantendo as características históricas e sua paisagem como elementos significativos de preservação e conservação.

Para prosseguimento da ação de requalificação a equipe da SVMA desenvolverá os termos de referência, cronograma, orçamento e demais materiais técnicos para iniciar a concorrência de execução das obras dentro dos parâmetros da nova lei de licitações.

A participação do Conselho Gestor se faz fundamental como agente ativo a fim de dialogar e acompanhar de perto o projeto e condução desta etapa, gerando assim apropriação e pertencimento à população.

 

 

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol das metas).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais