Curso para brigadistas: Prefeitura de São Paulo ministrará aulas contra incêndios naturais em parques municipais

Profissionais de órgãos de segurança pública e vigilantes de áreas verdes e protegidas serão preparados de abril a junho - quando se prevê o início do período de estiagem


Aula prática em 2023

A partir de 06/04, começarão as aulas de combate e prevenção a incêndios florestais dentro dos parques da capital paulista. Esse curso, promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com a 3R Brasil – empresa especializada em treinamentos em primeiros socorros e combate de incêndio –, conta também com as participações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) – com sua Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Coordenação Municipal de Defesa Civil – e do Corpo de Bombeiros. O curso integra a Operação Fogo Zero, que visa acelerar a ação contra as queimadas em parques municipais, com o objetivo de proteger a biodiversidade local.

O coordenador dos parques naturais municipais, Marcelo Mendonça, comentou sobre a importância da instrução ao combate às chamas: “Com a chegada do inverno, as secas são mais frequentes, o que pode ocasionar em queimadas. Por isso, trabalhamos na preparação de pessoas para evitar e cessar os incêndios. Trata-se de uma ação muito importante para os serviços ambientais e ecossistêmicos e na preservação de espécies animais e vegetais, sobretudo àquelas presentes na Mata Atlântica”.

O curso está previsto para ser ministrado em 15 turmas com até 35 vagas em cada, que serão destinadas a vigilantes de parques, profissionais de órgãos de segurança pública – como Guarda Civil Metropolitana (GCM) Ambiental, Polícia Civil e Polícia Militar –, funcionários públicos, munícipes – que participarão por meio dos Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e dos parques –, donos de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), responsáveis de empresas vizinhas das unidades ambientais e voluntários.

Nas aulas realizadas pela manhã, o enfoque será em assuntos teóricos, como a formação e a importância das brigadas de incêndios florestais, os comportamentos e tipos de queimadas, possíveis consequências, equipamentos de proteção individual (EPIs), de combate e técnicas de ação.

No período da tarde, cinco grupos de até sete pessoas participarão de simulações de combate de fogo, que serão devidamente controladas por meio de técnicas e equipamentos.

 

Coordenadores da Operação Fogo Zero e viaturas da SVMA de combate a incêndios

 

O curso tem aproximadamente 8 horas de duração e os participantes receberão certificado de conclusão, reconhecido e válido em todo território nacional pela 3R Brasil Treinamentos. As aulas também contarão com preparações de atendimentos de socorro a brigadistas.

Essa iniciativa da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado auxilia na preservação ambiental.

 

A importância da Mata Atlântica e a sua preservação

O bioma representa uma das formações naturais mais ricas em biodiversidade do Brasil e do mundo. São 200 mil km2 que abrigam mais de 20 mil espécies vegetais – superior a um terço do total do país – e mais de duas mil espécies de animais. Nele podem ser encontrados símbolos da fauna e flora brasileiras, como o mico-leão-dourado, a onça-pintada, o bicho-preguiça e a capivara.

A Prefeitura de São Paulo lançou em 2017 o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Trata-se de um instrumento que legitima e garante a conservação e recuperação da vegetação nativa dessa formação natural tão influente na manutenção de boas condições para a vida na Terra.

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 15 (Vida terrestre).

 

 

   Siga a SVMA nas redes sociais