Prefeito entrega mais obras de infraestrutura no Parque Alto da Boa Vista

Nesta nova etapa foram implantados uma área contemplativa, caminhos, circuito lúdico, cachorródromo, mirante e trilhas

O prefeito Ricardo Nunes entregou, na tarde desta quinta-feira (23), a segunda fase de obras do Parque Alto da Boa Vista, na Zona Sul, durante a realização do Prefeitura Presente em Santo Amaro. A primeira etapa foi inaugurada em 2021. A Administração Municipal investiu mais de R$ 5,3 milhões no espaço, criado por decreto em 2003, que era uma reinvindicação antiga da comunidade.

“Temos a missão de tornar São Paulo cada vez mais a Capital Verde e do Meio Ambiente e isso já está sendo reconhecido mundialmente. Este é um parque que foi criado com o envolvimento da sociedade e que nos dá força para mobilizar as nossas equipes e os vereadores da cidade”, declarou Ricardo Nunes.

 


Nesta nova etapa foram implantados uma área contemplativa, caminhos, circuito lúdico, cachorródromo, mirante e trilhas, além de equipamentos de ginástica, uma nova base de apoio aos funcionários e quiosque multiuso. “Este é o nosso parque lúdico, com toda infraestrutura necessária para a população curtir e incentivarmos o meio ambiente”, enfatizou Nunes

A partir de agora, os moradores de Santo Amaro podem contar com mais lazer e qualidade de vida no local. “Seguimos investindo no aumento de cobertura vegetal, na ampliação das áreas de preservação e dando exemplo de enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

Durante o evento, Ravena destacou que a atual gestão investiu, até hoje, R$ 300 milhões em requalificação e criação de espaços como o Parque Alto da Boa Vista e em áreas verdes. “É o maior investimento já feito em qualquer momento desta cidade. E mais que isso, o prefeito Ricardo Nunes está trabalhando para manter e aumentar as áreas de preservação ambiental: 11% da cidade está declarada de utilidade pública para que suas matas sejam preservadas".

Fauna e flora
A fauna local do Boa Vista conta com 61 espécies de aves registradas, que podem ser observadas pelos visitantes como quero-quero, rolinha, avoante, anu-branco, sanhaço-cinzento e sanhaço-do-coqueiro, assim como periquito-rico e pardal. Uma variedade de beija-flores, pica-paus e sabiás também são encontrados no parque. Espécies nativas, exóticas cultivadas (como aspargo e eucalipto) e subespontânea (como abacateiro, bananeira e goiabeira) fazem parte da vegetação.


 

Bairro Alto da Boa Vista
O nome dado ao parque corresponde a uma antiga parada de bondes, que funcionou até 1968, ano da última viagem desse tipo de transporte em São Paulo. É um bairro, como o próprio nome indica, de grande altitude, um dos mais altos da capital. Situado no distrito de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, o Alto da Boa Vista foi colonizado por alemães e ingleses.

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 15 (Vida Terrestre).

 

 

 

  Siga a SVMA nas redes sociais