Confira os parques aniversariantes de junho

9 áreas verdes fazem aniversário neste mês do meio ambiente


Ecológico Chico Mendes – 4/06 – 35 anos

Este parque da zona leste, na Vila Curuçá Velha, que leva o nome do ambientalista e ativista-político na luta pela preservação da Amazônia, possui quadras de futebol, trilhas, nascentes, córrego e lago.

 


Linear Itaim Paulista – 13/06 – 15 anos

Com pista de skate, quadra poliesportiva, playgrounds, caminhos e gramados, esta área verde do Itaim Paulista, na zona leste, foi criada para garantir parte de preservação permanente do Córrego Itaim.

 


Linear Água Vermelha – 17/06 – 34 anos

Localizado no Jardim Miragaia, na zona leste, o Água Vermelha é habitado por diversas espécies de pássaros que vivem em ambientes urbanos, como o quero-quero, joão-de-barro, bem-te-vi, sabiá-laranjeira e pardal. Contempla campo de futebol, pistas de skate e caminhada.

 


Luís Carlos Prestes – 18/06 – 34 anos

O parque integra duas áreas de mata remanescentes, que foram preservadas e complementadas com diversas espécies arbóreas e arbustivas. Possui edificações e equipamentos de lazer adequados à vegetação nativa, conta com vegetação composta por Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, áreas ajardinadas, gramados e arborização esparsa.

 

O local é provido de churrasqueiras, trilhas, acessibilidade nos sanitários e em aparelhos de ginástica. Tem nome em referência ao militar e político brasileiro que foi responsável pela Intentona Comunista do Brasil, além de ter sido muito relevante para o movimento tenentista.

 


Tenente Brigadeiro Roberto Faria Lima – 20/06 – 12 anos

Situado na zona norte, no bairro Parque Novo Mundo, o local abriga pista de caminhada, playground, campo de futebol e acessibilidade em aparelhos de ginástica, sanitários, na entrada e nas áreas de circulação.

 

O nome faz referência ao carioca José Roberto Faria Lima, tenente militar e filho de Roberto Faria Lima, oficial da Aeronáutica, e de Maria Claíde Faria Lima. Também era sobrinho de Floriano Peixoto Faria Lima – oficial da Marinha, presidente da Petrobras de 1973 a 1974 e governador do estado do Rio de Janeiro de 1975 a 1979 – e de José Vicente de Faria Lima – também oficial da Aeronáutica, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) em 1961 e prefeito de São Paulo de 1965 a 1969.
 


Vila Guilherme – 25/06 – 15 anos

Caracteriza-se pelas atividades esportivas em quadras e trilhas para caminhada. Com dependências acessíveis a portadores de necessidades especiais, crianças e idosos, este espaço ambiental da zona norte, na Vila Guilherme, possui playground, espelho d’água, churrasqueiras, área para musculação, Bosque da Leitura (SMC), programa de empréstimo de livros e atividades de Educação Ambiental. Aceita animais, desde que conduzidos com guia.

 


Vila dos Remédios – 26/06 – 45 anos

No passado, a área deste parque da zona oeste, na Vila Jaguará, pertencia à Congregação Franciscana Filhas da Divina Providência – o que o levou a ser conhecida como “Bosque das Freiras”. Em 1976, ela foi cedida à Prefeitura e o parque foi inaugurado em junho de 1979. Em 1989, um decreto estadual considerou o espaço como Patrimônio Natural, declarando as árvores ali existentes imunes ao corte. No local, há uma mina d’água e dois córregos.

 

A atual infraestrutura abriga um lago, playgrounds, churrasqueiras, trilhas, quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica e sanitários com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Há coleta de óleo de cozinha.
 


Linear Feitiço da Vila – 27/06 – 9 anos

Fica localizado no Capão Redondo, na zona sul, e recebeu o nome de uma canção do compositor Noel Rosa, feita em 1934.

 

Foi construído em torno do córrego Moenda Velha, que faz parte do Programa Córrego Limpo, que propôs, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a recuperação de diversos mananciais, rios e córregos do município. Seu projeto arquitetônico contempla uma área de preservação, cujo objetivo é proteger a nascente do Moenda Velha, a flora e a fauna nativas.

 

O parque integra área de compostagem, viveiro-escola, viveiro de mudas, auditório e pista de caminhada. Há acessibilidade nos sanitários, na entrada e em espaços de circulação.
 


Vila do Rodeio – 29/06 – 15 anos

Criado para preservar parte das nascentes do Córrego do Rodeio e de uma mata, que está em estágio de regeneração, esta área verde da zona leste, no bairro Inácio Monteiro, integra área de compostagem, bicicletários, pista de skate, quiosques, trilha e minhocário. Lá também funciona o Ponto da Leitura (SMC). Equipamentos de ginástica, sanitários, acesso ao parque e locais de circulação são acessíveis.

 

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).
  

 

  Siga a SVMA nas redes sociais