Parque da Mooca é uma das seis novas áreas verdes que serão entregues na cidade

Equipamento é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e será a primeira área verde municipal do bairro

 

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou nesta quinta-feira (6), durante o Prefeitura Presente, as obras do novo Parque da Mooca, um dos seis em implantação na cidade. A área verde, uma antiga reivindicação dos moradores, será o primeiro parque público do bairro.

 

O prefeito lembrou que a visita aconteceu logo após o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado na última quarta-feira (5). “Reforço o nosso compromisso para entregar um parque maravilhoso. A Mooca é um bairro tradicional, que tinha uma característica industrial, sendo um dos mais secos da cidade. Tínhamos esse compromisso de fazer esse parque, uma luta de anos. Agora, faremos um projeto para dar a denominação de Parque Mooca Zé Índio”, disse o prefeito.

 

“Hoje, temos 114 parques na cidade. Até o fim do ano, teremos mais 6 para inaugurar. O da Mooca será um deles, portanto, chegaremos a 120. Essa administração inaugurou 6”, explicou o prefeito. “A cidade de São Paulo tem sido modelo na questão da preservação ambiental, de cuidar do seu meio ambiente, de cuidar das questões das mudanças climáticas, sendo exemplo para o Brasil e o mundo”, finalizou Ricardo Nunes.

 

As novas áreas verdes que estão em obras, além da Mooca são: Morumbi Sul, Fazenda da Juta, Linear Córrego do Bispo, Jardim Apurá – Búfalos e PNM Cabeceiras do Aricanduva.

 

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, destacou a importância da criação da área para os moradores. “Este parque é uma reivindicação antiga da população da região, importante em um lugar onde faltavam áreas verdes e de recreação. Os parques mantêm a cidade mais verde, mais sustentável e com melhor qualidade de vida", afirmou o secretário. Para marcar a visita feita nesta quinta-feira (6), o prefeito Ricardo Nunes plantou um Ipê no futuro Parque.

   

 

Parque da Mooca
A construção do Parque da Mooca foi possível com a emissão de uma Declaração de Potencial Construtivo Passível de Transferência, que garantiu ao município o título de propriedade do terreno. Na prática, o documento efetivou a doação do imóvel de um particular à Prefeitura. O local é demarcado pela Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPAM).

 

Em contrapartida à doação, o antigo proprietário do terreno recebeu uma Declaração de Potencial Construtivo. Em 15 de julho de 2022, a Prefeitura emitiu a Declaração para a Barão de Monte Santo Incorporadora Ltda/Eztec. A construtora poderá erguer empreendimentos em uma área de 6.649,67 m², mas é responsável pelas obras do Parque da Mooca. No local, estão sendo construídos um edifício administrativo, guaritas nos acessos principais, espaços para eventos e convivência, além de instalações de parquinhos com brinquedos inclusivos, equipamentos de ginástica e terceira idade, cachorródromo, praças, bosques, caminhos e espaços de contemplação de multiuso/clareira. De acordo com o Termo de Doação, o valor total entre projetos e obras é de R$ 12 milhões.

 

  Siga a SVMA nas redes sociais