Secretaria do Verde e do Meio Ambiente apresenta plano de requalificação do Parque do Carmo para Conselho Gestor

Maior espaço verde urbano da zona leste de São Paulo passa por requalificações

A Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) apresentou no último sábado (8) o projeto arquitetônico de requalificação do Parque do Carmo para os membros do Conselho Gestor. A iniciativa aproxima as relações e a participação popular entre os entes públicos e o órgão consultivo.

A obra no parque teve início em 1º de abril e tem o investimento previsto em R$ 76.847.088,61, abrangendo as reformas do núcleo esportivo, das edificações, rede elétrica e seu enterramento, iluminação externa, reservatório, acessos do parque, estacionamentos, viveiro Arthur Etzel, sanitários públicos, parquinho naturalizado, ciclovia, pavimentação, quiosques para vendedores, bem como outros elementos e componentes de infraestrutura do local.

Com um prazo inicial de 24 meses, o objetivo arquitetônico desenvolvido pela DIPO é de manter as características históricas e paisagísticas do Parque do Carmo.



Apresentação do projeto e planejamento da obra pela equipe da SVMA/DIPO 

 
Na reunião, a equipe apresentou os detalhes dos projetos, diretrizes e conceito de arquitetura e urbanismo. Foram tiradas as dúvidas e explicado o planejamento da obra - que iniciou pela execução do Mirante do Anfiteatro e pelos Edifícios: pavilhão circular, depósito e edificação adjacente ao casarão.

A modernização do Núcleo Esportivo prevê vestiário, arquibancada, pista de cooper, campo de futebol com grama natural, quadras poliesportivas, mini quadras de basquete, quiosques, parquinho infantil, academia para a terceira idade, mobiliários, iluminação e demais elementos de infraestrutura para o bom funcionamento do equipamento.

 

 

 
Ilustração do parquinho naturalizado, feita pelo arquiteto e urbanista Lucas Lavecchia de Gouvea

 A iniciativa visa requalificar este importante espaço público, preservando sua rica biodiversidade e história, ao mesmo tempo em que desenvolve e amplia suas infraestruturas para melhor atender a população. O intuito principal é transformar o Parque do Carmo em um exemplo de convivência harmoniosa entre urbanização e natureza, proporcionando um ambiente seguro, acessível e atrativo para visitantes de todas as idades.

O parque urbano, com aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, é o maior da zona leste e possui uma vasta área verde, um valioso acervo botânico e uma variedade de espaços de lazer, portanto, o planejamento desta obra é fundamental para o seu sucesso. Diante disto, os arquitetos e urbanistas, em conjunto dos engenheiros civis estão conduzindo as obras com maior proximidade dos membros do Conselho Gestor, a fim de dar transparência e publicidade para esta ação, além de democratizar o acesso à informação.



Essa reportagem contempla os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

 

  Siga a SVMA nas redes sociais